Boas vindas aos residentes

Novos médicos residentes ingressaram hoje no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), primeiro dia de março, data em que o hospital completa 40 anos de dedicação às muitas vidas que por aqui passam.
O diretor do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), dr Leôncio Feitosa, o coordenador de atividades educacionais, professor Eduardo Fraga, o coordenador geral da residência, professor Ronaldo Vinagre e a coordenadora da residência multiprofissional, professora Maria Luiza de Oliveira Teixeira deram as boas vindas aos novos residentes hoje pela manhã. O evento aconteceu em dois momentos: Primeiro no auditório Alice Rosa (12º andar), com os novos médicos de Residência Médica com acesso direto e Residência Multiprofissional e, num outro momento, no auditório Halley Pacheco (8º andar) com aqueles da Residência Médica Especialidades Clínicas e Cirúrgicas.
3
O diretor geral lembrou que a unidade tem muitos problemas e que temos lutado intensamente para melhorá-la. “Apesar de todos as dificuldades é muito bom tê-los aqui vencendo mais uma etapa. Agradeço a escolha e a confiança que vocês depositaram neste hospital", disse o diretor se referindo às questões estruturais pela qual o HUCFF tem passado. "Até o meio do ano CTI e Centro Cirúrgico estarão plenamente à disposição do ensino de vocês". A expectativa é de que o CTI seja reinaugurado com aumento de 50% de leitos. Além do parque tecnológico - Petscan, Ressonância Magnética,Tomografia Computadorizada e Angiógrafo - que será inaugurado em breve.
Centro de excelência em ensino, pesquisa e extensão o Hospital do Fundão - como é conhecido - possui 293 leitos ativos, média de 20 mil atendimentos e 480 cirurgias por mês. Ao todo são 360 residentes - da residência médica e multiprofissional - e mais de 600 médicos atuando para que seja mantida a qualidade de atendimento e ensino. 

Relembre
A tempestade - considerada um fenômeno atípico - que caiu no Rio de Janeiro no dia 15/02 deixou 2000 metros quadrados do telhado do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) descoberto por causa do forte vento. Nesta ocasião, o CTI (13º andar) ficou comprometido. Pacientes desta ala foram transferidos para outras áreas do Hospital com a finalidade de manter a segurança e o atendimento. Desde então esta parte está fechada aguardando o início das obras emergenciais e, para que a situação não se agrave, foram tomadas ações como remoção das telhas quebradas e colocação de lonas no telhado.
Dos 20 leitos de Unidades fechadas (CTI) o Hospital está apenas com 8. Diante deste cenário as cirurgias e internações eletivas estão suspensas até que a situação seja restabelecida.
Para que o CTI volte a funcionar plenamente no 13º andar há a necessidade de uma total reforma do telhado da unidade (cerca de 7 mil metros quadrados) e, posteriormente, uma recuperação dos setores avariados.
A Direção Geral do HUCFF, juntamente com a Reitoria, reconhece que há a necessidade imediata de obras emergenciais para sanar estes problemas. A previsão é de que elas comecem este mês.

42

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.