Três meses de gestão: Situação atual do HUCFF

2018.02.21 reunio dg 1Na manhã de quarta-feira (21), o diretor Leôncio Feitosa apresentou os Diretores das Divisões do HUCFF em reunião aberta ao Corpo Social do Hospital. Além de clarificar os pontos principais da substituição da direção anterior, Leôncio reforçou que a Reitoria vem disponibilizando amplo suporte a esta administração. A necessidade de uma reorganização administrativa foi um dos pontos citados no encontro, visto que, nestes três meses de gestão, os objetivos principais estão ligados ao redimensionamento de pessoal e à aquisição de insumos básicos. "É necessário sistematizar o planejamento de compras evitando, assim, as ameaças constantes de desabastecimento do hospital", destacou o diretor. As Divisões que dão suporte na rotina do Hospital são: Divisão Médica (DMD), Divisão de Enfermagem (DEN), Divisão de Saúde da Comunidade (DSC), Divisão de Recursos Humanos (DRH), Divisão Financeira (DFN), Divisão de Apoio Assistencial (DAA), Divisão de Engenharia (DEG), Divisão de Atividades Gerais (DAG) e Divisão de Pesquisa (DPq).

Obras emergenciais
Um levantamento detalhado das precariedades da estrutura predial do HUCFF está sendo feito pela Divisão de Engenharia (DEG), depois da tempestade de quinta-feira (15) que deixou a cidade em estado de crise. A Ilha do Fundão foi um dos locais mais atingidos. No HUCFF cerca de 2000 metros quadrados do telhado do hospital está descoberto por causa do forte vento durante o temporal, que deixou CTI e o 5D alagados. Desde então, estas partes estão fechadas aguardando o início das obras emergenciais e, para que a situação não se agrave, foram tomadas ações como a remoção das telhas quebradas e colocação de lonas no telhado. Dos 20 leitos de Unidades fechadas (CTI) o Hospital está apenas com 8. Diante deste cenário, as cirurgias e internações eletivas estão suspensas até que a situação seja restabelecida. As consultas seguem a rotina sem transtornos. Para hoje (22) 911 atendimentos ambulatoriais estão agendados.
Todo o CTI (13º andar), parte do 5º andar (Posto D e enfermarias) e Centro Cirúrgico, bem como o funcionamento dos elevadores, estão comprometidos. Para que estas alas voltem a funcionar plenamente, além da recuperação dos setores danificados, há a necessidade de uma total reforma do telhado da unidade (cerca de 7 mil metros quadrados). "A Reitoria reconhece que há a necessidade imediata de obras emergenciais para sanar estes problemas. Está é a prioridade no que diz respeito às ações. Depois do telhado pronto vamos iniciar as outras partes", afirmou Leôncio. A previsão é de que as obras comecem no próximo mês.  "É fundamental que esta realidade mude a curto prazo para que o HUCFF amplie a sua rotina de assistência", concluiu o diretor que tem envidado todos os esforços, junto com a Reitoria, para otimizar este processo.