V Jornada de Nutrição Clínica do HUCFF

IMG 7656 reduzidaTemas relevantes e atuais que corroboram para a melhor atuação do nutricionista da área clínica foram destaques na V Jornada de Nutrição Clínica, realizada na última sexta-feira, dia 20, no auditório Halley Pacheco, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filha (HUCFF). O evento recebeu 80 participantes entre profissionais e alunos de diversas instituições.

Organizado pela Seção de Ensino Pesquisa e Estatística do Serviço de Nutrição e Dietética do HUCFF, a jornada trouxe como palestrantes profissionais da área de Nutrição que tiveram ou têm algum vínculo com a UFRJ, entre eles a ex-diretora do Instituto de Nutrição no período de 1996-98, Prof. Virginia Barbosa, professores do Instituto de Nutrição, nutricionistas do Serviço de Nutrição e Dietética, residentes e ex-residentes de Nutrição. Entre os assuntos tratados estavam mitos e verdades sobre alimentos funcionais no tratamento e prevenção das doenças cardiovasculares; utilização da mini-avaliação nutricional em idosos hospitalizados; inserção do profissional Nutricionista na equipe multiprofissional de saúde; entre outros.

“Realizar uma Jornada de Nutrição Clínica no HUCFF é importante para divulgar os trabalhos dos nossos nutricionistas, residentes e ex-residentes, além de possibilitar a ampliação de conhecimentos gerados dentro da Universidade”, destaca Katia Verônica Rodrigues S. Barbosa, chefe do serviço de Nutrição e Dietética.

Todos os inscritos no evento doaram uma lata de suplemento alimentar. O material será destinado para pacientes em alta hospitalar ou ambulatoriais conforme a demanda do HUCFF.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.