V Jornada de Nutrição Clínica do HUCFF

IMG 7656 reduzidaTemas relevantes e atuais que corroboram para a melhor atuação do nutricionista da área clínica foram destaques na V Jornada de Nutrição Clínica, realizada na última sexta-feira, dia 20, no auditório Halley Pacheco, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filha (HUCFF). O evento recebeu 80 participantes entre profissionais e alunos de diversas instituições.

Organizado pela Seção de Ensino Pesquisa e Estatística do Serviço de Nutrição e Dietética do HUCFF, a jornada trouxe como palestrantes profissionais da área de Nutrição que tiveram ou têm algum vínculo com a UFRJ, entre eles a ex-diretora do Instituto de Nutrição no período de 1996-98, Prof. Virginia Barbosa, professores do Instituto de Nutrição, nutricionistas do Serviço de Nutrição e Dietética, residentes e ex-residentes de Nutrição. Entre os assuntos tratados estavam mitos e verdades sobre alimentos funcionais no tratamento e prevenção das doenças cardiovasculares; utilização da mini-avaliação nutricional em idosos hospitalizados; inserção do profissional Nutricionista na equipe multiprofissional de saúde; entre outros.

“Realizar uma Jornada de Nutrição Clínica no HUCFF é importante para divulgar os trabalhos dos nossos nutricionistas, residentes e ex-residentes, além de possibilitar a ampliação de conhecimentos gerados dentro da Universidade”, destaca Katia Verônica Rodrigues S. Barbosa, chefe do serviço de Nutrição e Dietética.

Todos os inscritos no evento doaram uma lata de suplemento alimentar. O material será destinado para pacientes em alta hospitalar ou ambulatoriais conforme a demanda do HUCFF.