Serviço de Fisioterapia do HUCFF lança cartilha com orientações para pacientes oncológicos

No mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, chamado de “Outubro Rosa”, o serviço de Fisioterapia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) lança uma cartilha de orientações fisioterapêuticas no pós-operatório de cirurgias mastológicas e abordagens axilares.

Através de linguagem simples e uso de imagens, o guia, desenvolvido pelas fisioterapeutas Aissa Amaral Martins e Bianca Rincon Guerra, traz recomendações que envolvem cuidados iniciais e os exercícios a serem realizados até a retirada dos pontos e dreno e até a próxima consulta com o fisioterapeuta. Todas as orientações foram formuladas para que a paciente faça em casa.

“A cartilha foi desenvolvida para acelerar a recuperação das pacientes no pós-operatório”, destaca Bianca Rincon Guerra.

“Este guia ajuda a esclarecer de forma didática os cuidados que devem ser feitos em casa. Isso facilita o entendimento e compreensão, além de aumentar a adesão ao tratamento”, completa Aissa Amaral Martins.

A cartilha de orientações fisioterapêuticas no pós-operatório de cirurgias mastológicas e abordagens axilares será distribuída nas dependências do HUCFF.

Desde 2015, pacientes que fazem tratamento contra o câncer no hospital, que estão no pré ou pós-operatório ou fazem quimioterapia, em sua grande maioria mulheres, têm a oportunidade de fazer acompanhamento no Ambulatório de Fisioterapia Oncológica, mediante encaminhamento interno.

Mais informações: 3938-2224 / 3938-9226

Baixe a cartilha pelo link abaixo:

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.