Serviço de Fisioterapia do HUCFF lança cartilha com orientações para pacientes oncológicos

No mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, chamado de “Outubro Rosa”, o serviço de Fisioterapia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) lança uma cartilha de orientações fisioterapêuticas no pós-operatório de cirurgias mastológicas e abordagens axilares.

Através de linguagem simples e uso de imagens, o guia, desenvolvido pelas fisioterapeutas Aissa Amaral Martins e Bianca Rincon Guerra, traz recomendações que envolvem cuidados iniciais e os exercícios a serem realizados até a retirada dos pontos e dreno e até a próxima consulta com o fisioterapeuta. Todas as orientações foram formuladas para que a paciente faça em casa.

“A cartilha foi desenvolvida para acelerar a recuperação das pacientes no pós-operatório”, destaca Bianca Rincon Guerra.

“Este guia ajuda a esclarecer de forma didática os cuidados que devem ser feitos em casa. Isso facilita o entendimento e compreensão, além de aumentar a adesão ao tratamento”, completa Aissa Amaral Martins.

A cartilha de orientações fisioterapêuticas no pós-operatório de cirurgias mastológicas e abordagens axilares será distribuída nas dependências do HUCFF.

Desde 2015, pacientes que fazem tratamento contra o câncer no hospital, que estão no pré ou pós-operatório ou fazem quimioterapia, em sua grande maioria mulheres, têm a oportunidade de fazer acompanhamento no Ambulatório de Fisioterapia Oncológica, mediante encaminhamento interno.

Mais informações: 3938-2224 / 3938-9226

Baixe a cartilha pelo link abaixo: