HUCFF realiza VI Fórum de Prática Baseada em Evidências em Feridas

IMG 7285 evenot COMEIP REDUZIDAO tema “Diagnóstico e intervenções clínicas especializadas em feridas” foi a escolha para guiar o conteúdo programático do VI Fórum de Prática Baseada em Evidências em Feridas do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), que aconteceu nos dias 21 e 22 de setembro, no auditório Halley Pacheco. O evento, organizado pela Comissão de Métodos Relacionados à Integridade da Pele (COMEIP), foi realizado em paralelo com o V Seminário da COMEIP de Atualização em Cuidados com a Pele.   

Para a enfermeira e coordenadora da COMEIP, Karina C. Di Piero, a realização do evento é um momento de reflexão sobre a assistência em saúde prestada aos pacientes do HUCFF, bem como uma oportunidade de troca de experiências e muito aprendizado entre os diferentes profissionais que participam.

“É essencial refletirmos sobre a importância de um diagnóstico correto para a assistência mais adequada aos nossos pacientes com lesões cutâneo-mucosas, tendo em vista as diferentes condições biológicas e seus fatores de riscos associados, que podem levar ao desenvolvimento de diversas etiologias. Essas condições devem ser adequadamente reconhecidas pelos profissionais de saúde, que deverão manejar tanto as questões preventivas quanto terapêuticas, com o objetivo de proporcionar um cuidado de saúde integral”, destaca a especialista.

Durante os dois dias, cerca de 200 profissionais da saúde participam do evento. Entre eles: enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, médicos e fisioterapeutas, que levaram seus conhecimentos especializados para a temática dos pacientes com lesões cutâneo-mucosas, o que possibilitou discussões mais complexas e enriquecedoras.

O VI Fórum de Prática Baseada em Evidências em Feridas ainda teve um workshop de produtos de feridas e estomas com manuseio de novas tecnologias pelos participantes, que doaram latas de leites em pó para as crianças do projeto “Recomeçar” do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG).

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.