Direção do HUCFF se posiciona sobre carta dos estudantes de Medicina

Em carta enviada esta semana à reitoria da UFRJ, os estudantes da Faculdade de Medicina reclamaram da orientação que tiveram nos últimos períodos a realizarem as práticas em Clínica Médica no Hospital Municipal Evandro Freire, na Ilha do Governador, em vez de usarem o próprio HUCFF.

Mensagem do diretor -geral do HUCFF, Eduardo Côrtes:

Apoiamos a posição dos alunos e estamos firmes na defesa do nosso hospital. Nessa crise, pensar em tirar os alunos do HUCFF enfraquece nossos esforços de conseguir recursos e pessoal para ampliarmos nosso hospital. A equipe que aqui trabalha está entre as melhores do país, e tem longa experiência no ensino e atendimento de pacientes. Alunos aprendem com medicina bem feita. Sabemos que temos poucos leitos e fomos os primeiros a dizer isto e, além de apenas dizer, temos trabalhado intensamente para aumentar nossa capacidade. Não é verdade que temos 8 alunos por leito como foi citado na reportagem da rádio CBN, que foi ao ar nesta quinta-feira, dia 21. Estamos hoje com 260 leitos em atividade, e a faculdade de Medicina tem uns 1200 alunos no total, mas nem todos frequentam o HUCFF ao mesmo tempo. Se dividem na pediatria, maternidade escola, psiquiatria e Instituto de Ginecologia. Entretanto, após as recuperações e reformas aí fizemos, temos capacidade de internar 320 pacientes, mas não temos pessoal. Continuamos nossa luta sem tréguas para manter nosso hospital em funcionamento e aumentar nossos leitos para melhor atender a grande demanda de pacientes no Rio de Janeiro, e prover aos nossos alunos o ensino de qualidade que temos condições de fazer, e que eles merecem. Nossos alunos já foram muito prejudicados. Não podemos mais continuar assim.