Direção do HUCFF se posiciona sobre carta dos estudantes de Medicina

Em carta enviada esta semana à reitoria da UFRJ, os estudantes da Faculdade de Medicina reclamaram da orientação que tiveram nos últimos períodos a realizarem as práticas em Clínica Médica no Hospital Municipal Evandro Freire, na Ilha do Governador, em vez de usarem o próprio HUCFF.

Mensagem do diretor -geral do HUCFF, Eduardo Côrtes:

Apoiamos a posição dos alunos e estamos firmes na defesa do nosso hospital. Nessa crise, pensar em tirar os alunos do HUCFF enfraquece nossos esforços de conseguir recursos e pessoal para ampliarmos nosso hospital. A equipe que aqui trabalha está entre as melhores do país, e tem longa experiência no ensino e atendimento de pacientes. Alunos aprendem com medicina bem feita. Sabemos que temos poucos leitos e fomos os primeiros a dizer isto e, além de apenas dizer, temos trabalhado intensamente para aumentar nossa capacidade. Não é verdade que temos 8 alunos por leito como foi citado na reportagem da rádio CBN, que foi ao ar nesta quinta-feira, dia 21. Estamos hoje com 260 leitos em atividade, e a faculdade de Medicina tem uns 1200 alunos no total, mas nem todos frequentam o HUCFF ao mesmo tempo. Se dividem na pediatria, maternidade escola, psiquiatria e Instituto de Ginecologia. Entretanto, após as recuperações e reformas aí fizemos, temos capacidade de internar 320 pacientes, mas não temos pessoal. Continuamos nossa luta sem tréguas para manter nosso hospital em funcionamento e aumentar nossos leitos para melhor atender a grande demanda de pacientes no Rio de Janeiro, e prover aos nossos alunos o ensino de qualidade que temos condições de fazer, e que eles merecem. Nossos alunos já foram muito prejudicados. Não podemos mais continuar assim.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.