Hospital do Fundão pede reforço na segurança do entorno da unidade

O episódio lamentável que ocorreu na manhã da última terça-feira, dia 19, quando bandidos entraram no estacionamento ao lado do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), roubaram dois carros e levaram duas pessoas reféns, mostra que a falta de segurança no entorno do hospital ainda é um problema grave e que o clima é de medo entre pacientes, alunos e profissionais do hospital.

Devido à constante insegurança no entorno do HUCFF, a direção vai encaminhar um novo ofício para o Secretário de Estado de Segurança, Antonio Roberto Cesário de Sá, pedindo reforço do policiamento no local. A ação será para reiterar o pedido feito em fevereiro deste ano, pedindo apoio pelos mesmos motivos.

Ainda nesta quarta-feira, a direção do HUCFF vai enviar um memorando à reitoria da UFRJ e à Decania do CCS ressaltando que o sistema de segurança atual é insuficiente, destacando que, em função do corte no efetivo de vigilantes lotados no hospital e no estacionamento da unidade, não está sendo garantida a vigilância 24 horas.

Além disso, a direção do hospital fará um convite formal à reitoria, aos representantes da Prefeitura do campus e da Divisão de Segurança da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para que venham ao hospital esclarecer à nossa comunidade as providências que estão sendo tomadas para garantir a segurança no entorno do HUCFF.

Na manhã desta quarta-feira, dia 20, alunos, residentes, médicos e funcionários do HUCFF fizeram uma manifestação em frente ao hospital para pedir mais segurança na região. Representes do Cremerj e Sintufrj estavam presentes na ação.

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho pede às autoridades que sejam tomadas com urgência medidas mais efetivas para garantir a integridade de todos da unidade.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.