Direção-geral e Comissão de Ética Médica do HUCFF recebem CREMERJ

IMG 7108 reduzidaO diretor-geral do HUCFF, professor Eduardo Côrtes, membros da Comissão de Ética Médica do hospital, além de vários chefes de serviços médicos, receberam nessa terça-feira, dia 12, a diretora do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ), Erika Monteiro Reis, e o coordenador da Comissão de Saúde Pública do Conselho, Pablo Vazquez, para discutir as dificuldades que atingem a unidade.

A reunião faz parte de uma série de visitas regulares realizadas pelo CREMERJ ao Hospital. Dentre os assuntos tratados, a nova contratualização do SUS, a redução no repasse de recursos e a não reposição de funcionários aposentados estavam na pauta. Além disso, a questão da reitoria não querer pagar os salários de setembro a dezembro dos profissionais extraquadro também foi abordada no encontro, e os conselheiros se mostraram preocupados com o futuro do hospital.

“O problema da folha do pagamento dos extraquadro expõe o HUCFF. Se a situação não for resolvida de forma adequada, além de implicar na redução de leitos, teremos um grande impacto da área assistencial e na formação dos alunos da instituição. O CREMERJ está à disposição para ajudar no que for necessário”, destacou Pablo Vazquez.

“Sabemos das dificuldades financeiras de todo o estado, mas é imprescindível mantermos o funcionamento do HUCFF. Estamos lutando para isso”, reforça Eduardo Côrtes.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.