Livro de receitas para pacientes de doenças inflamatórias intestinais é lançado no HUCFF

DII reduzida“A gente come muita besteira, né? Não sabe o que é bom para gente”. Para que esse tipo de fala se torne menos frequente em pacientes com doenças inflamatórias intestinais (DII), surgiu o projeto de extensão “Gastronomia na promoção da saúde”, vinculado ao curso de gastronomia da UFRJ. O grupo, que realiza oficinas de preparação de alimentos com os pacientes do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), lançou, no dia 22, o livro “Gastronomia na promoção da saúde: doença inflamatória intestinal”, com receitas voltadas para quem precisa fazer adaptações alimentares. Haverá outro lançamento, no VIII Fórum de Gastronomia, Saúde e Sociedade, que acontece nos dias 18 e 19 de setembro, no Centro de Ciências da Saúde (CCS).

A professora e coordenadora do projeto, Letícia Ferreira Tavares, explica que um dos principais objetivos do projeto é quebrar os mitos em relação à alimentação dos que têm doenças inflamatórias intestinais. “As receitas que ensinamos servem para qualquer pessoa que deseje comer de forma saudável, usando menos industrializados. No caso dos pacientes de DII, isso impacta também no convívio social, já que muitas vezes eles acabam excluídos de confraternizações por conta da comida que não é adequada para eles”, explica ela.

Participaram do evento a Associação dos Amigos e Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais (AAPODII), a Sociedade Brasileira de Estomaterapia (Sobest), o Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal no Brasil (Gediib), a Associação do Leste Mineiro de Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais (ALEMDII), o blog Farmale e a Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD).