Grupo do HUCFF discute tratamento da hanseníase em Brasília

hanseniase-brasil-livre-evento-padronizacao2Profissionais do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) participaram do treinamento para a execução do “Projeto Abordagens Inovadoras para intensificar esforços para um Brasil livre da Hanseníase”, desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). O evento aconteceu em Brasília, nos dias 10 e 11 de agosto, e reuniu os maiores profissionais da área do país. O objetivo do projeto é reduzir a doença em 20 municípios de seis estados endêmicos em número de casos da doença.

Entre as pessoas que participaram do evento está a assistente social Elen Regina de Oliveira. Para ela, é um reconhecimento e uma honra participar desse grupo. “Será possível contribuir para identificar a demanda oculta de pessoas acometidas pela hanseníase, descobrindo precocemente novos caos, levando conhecimento adequado sobre tratamento e cura da doença para a população”, explicou.

O grupo que participou da reunião em Brasília é integrante da linha de pesquisa “Evidência clínica e organizacional, modelos assistenciais, educacionais e avaliação da qualidade em atenção primária à saúde”. O evento é ainda parte dos requisitos necessários para a obtenção do título de Mestre em Ciências, do Programa de pós-graduação da Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFRJ, coordenada pela professora Maria Kátia Gomes. Participaram os residentes Ana Paula Frade, Bruna Melhoranse e Eduardo Falcão, o mestrando Igor Balassiano, a assistente social Elen Regina de Oliveira e as fisioterapeutas Silvana Miranda, Maria Kennedy e Catarina Mabel Moreira.

Crédito da foto: Organização Pan-Americana de Saúde