HUCFF realiza abertura do curso de cuidadores e lançamento da cartilha para idoso

PADI cuidadorProporcionar maior autonomia e melhorar a qualidade de vida tanto do cuidador como a do idoso é a proposta do VIII Compartilhando Saberes e Práticas no Cuidado em Domicílio, curso que começou no último dia 7, sob coordenação do Programa de Atenção Domiciliar Interdisciplinar (PADI) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF). Na data, ainda foi realizado o lançamento da cartilha de orientações gerais para cuidado do idoso, desenvolvida pelos alunos da residência multiprofissional do Hospital.

O documento, que foi entregue ao diretor do hospital, professor Eduardo Côrtes, é mais uma ferramenta para o atendimento aos pacientes do PADI, como explica uma das coordenadoras do curso, Sonia de Souza Ribeiro: A cartilha também será usada no curso, o que permitirá a socialização do conhecimento de direitos, políticas públicas e também discutir com a família a prática do cuidado em domicílio”, enumera. Ela lembra ainda que houve uma preocupação em usar uma linguagem acessível, que todos entendam.

O curso é realizado anualmente e está na 8ª edição. Nessa última, foram 34 alunas inscritas. Entre os temas abordados, estão alimentação saudável, prevenção de quedas, adaptações na residência, estatuto do idoso, violência contra o idoso, sexualidade e envelhecimento, entre outros.

O PADI fica localizado no subsolo do HUCFF, ao lado dos elevadores, e tem a coordenação da Helena Marins. Outras informações pelos telefones 3938-2926 ou 3938-2773.