Confira os próximos cursos realizados no HUCFF

Confira os cursos e palestra que serão realizados no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF). As inscrições já estão abertas.

09/08 – Sessão do Serviço de DIP
Apresentação de artigos de medicina de viagem pela médica Monique do Vale da Silveira, sob a orientação da médica Marta Guimarães Cavalcanti. Às 11h, na sala 5C03, localizada no 5º andar.

09/09: Cirurgia minimamente invasiva do câncer de esôfago
O professor Antônio Talvane Torres de Oliveira, cirurgião oncológico do Hospital das Américas – Amil, realiza a palestra sobre cirurgia minimamente invasiva do câncer de esôfago. O evento, organizado pelo Serviço de Cirurgia Geral do HUCFF, acontece dia 9 de agosto, das 8h às 9h, no auditório Alice Rosa, localizado no 12º andar.

1º/09: I Simpósio de enfermagem em nefrologia
Estão abertas as inscrições para o I Simpósio de Enfermagem em Nefrologia do HUCFF. O evento ocorrerá no dia 1º de setembro, das 8 às 17h, no auditório Halley Pacheco, localizado no 8º andar. Os interessados devem enviar um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com as seguintes informações: nome do evento que deseja participar, nome completo, cargo ou função, local onde trabalha e vínculo com o HUCFF. Servidores devem informar também o SIAPE.
Além disso, a organização do evento pede ainda a doação de um kit de higiene pessoal contendo um frasco de sabonete líquido, uma pasta de dente, uma escova de dente e um aparelho tipo prestobarba que deverá ser entregue no dia do evento. Os itens serão doados para pacientes da clínica médica e da cirurgia.

14/09 a 26/10: Curso de qualificação
Está aberta a pré-inscrição no curso de qualificação profissional em terapia infusional segura e punção vascular periférica com auxílio de ultrassonografia, promovido pela Coordenação de Educação Permanente (COEP) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF). Destinado a enfermeiros e médicos, as aulas acontecerão de 14 de setembro a 26 de outubro, sempre às quintas-feiras, das 13h às 17h.
Entre os tópicos do curso estão assuntos como gestão da terapia infusional, boas práticas e segurança do paciente, princípios físicos da ultrassonografia, reconhecimento da anatomia vascular por meio do ultrassom, emprego da ultrassonografia na punção vascular periférica, estações práticas de desenvolvimento de habilidades, entre outros.
Serão 20 vagas, sendo nove para enfermeiros e médicos do complexo hospitalar da UFRJ e 11 para enfermeiros e médicos de demais instituições federais. Mais informações na COEP, localizada na sala 5E 17, através do 3938-2543 ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Dia 15 ou 22/08: Curso Suporte Básico de Vida
O curso será realizado pela professora Juliana Faria Campos, da Escola de Enfermagem Ana Nery (EEAN) e é destinado a profissionais de saúde de nível médio e superior o HUCFF. O evento acontece no Centro de Ciências da Saúde (CCS), bloco N, sala 208, das 13h às 17h. Inscrições na COEP, localizada na sala 5E17, das 9h às 15h

Dia 29/08 ou 05/09: Curso Suporte Avançado de Vida
Para participar da aula, é necessário ter feito o curso de suporte básico de vida, que será realizado pela professora Juliana Faria Campos, da Escola de Enfermagem Ana Nery (EEAN). Destinado a profissionais de saúde de nível médio e superior o HUCFF, o curso acontece no Centro de Ciências da Saúde (CCS), bloco N, sala 208, das 13h às 17h. Inscrições na COEP, localizada na sala 5E17, das 9h às 15h

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.