HUCFF REMANEJA PACIENTES PARA O NOVO CTI DO 8º ANDAR

CTI inauguraçãoSensação de que estão voltando para casa. Essa foi a definição dada por João Manuel de Almeida Pedroso, chefe do serviço de cardiologia, Rogério Fleury, chefe do CTI de pós-operatório e Tatiane Florencio, chefe da enfermagem do CTI, na inauguração do CTI do 8º andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF). Fechado desde 2010, local foi reformado recentemente e voltará a receber os pacientes da unidade coronariana, que estavam no 7º andar. A mudança permitirá ainda a abertura de mais dois leitos de CTI, além dos seis já disponíveis. Segundo o diretor geral, professor Eduardo Côrtes, esse acréscimo permitirá reiniciar a realização de transplantes hepáticos na instituição.

O diretor ainda lembrou que essa conquista envolveu uma grande equipe. “Foi um esforço conseguir reformar esse espaço na atual conjuntura. Por meio de recursos próprios e também das emendas parlamentares destinadas ao hospital, podemos oferecer um CTI moderno aos nossos pacientes e alunos, além de melhores condições de trabalho aos funcionários. Os leitos ficaram prontos antes das Olimpíadas e desde então estamos tentando a contratação de mais profissionais para ampliar o número de leitos. Como esse espaço está mais novo, decidimos remanejar os pacientes e depois vamos começar a reforma no 7F.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.