Enfermeira do HUCFF se aposenta depois de 30 anos na instituição

reduzida despedidaDepois de 30 anos dedicados ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), a enfermeira estomaterapeuta Tania das Graças de Souza Lima vai se aposentar. Para marcar a despedida, houve uma comemoração, no dia 24, na sala 135, com pacientes e profissionais que trabalharam com a enfermeira que atendia os pacientes nos ambulatórios de biofeedback e estomaterapia. O de biofeedback ela inaugurou em 2005, quando começou a fazer o doutorado. “Fiquei um tempo em Londres e quando voltei implantei o ambulatório para pesquisar para minha tese. Depois, mantive o atendimento”, explica a enfermeira.

Laura Dias, presidente da Associação de Amigos e Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais (AAPODII), conta que conheceu Tania há 15 anos. “Acho ela um ícone tanto como ser humano como profissional. Ela que me mostrou o que era a doença inflamatória intestinal e foi também através dela que tive acesso ao tratamento para meu filho”, conta Laura.

A estomaterapeuta se sente grata e feliz pela jornada que teve no hospital. “Saio achando que poderia ter feito mais, mesmo sabendo que fiz muito. Estou muito agradecida pelas oportunidades e pela acolhida que tive no HUCFF”, conclui

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.