Cantinho para distrair

espaço cuidarOs alunos da residência multiprofissional do HUCFF deram vida a uma sala que antes era ocupada por macas e cadeiras velhas. Em vez desse material, agora os pacientes e acompanhantes do 9C tem o “Espaço cuidar”, com livros e jogos que podem minimizar o desgaste provocado pela internação.

Foram nove alunos envolvidos em pintar, colocar poltronas e móveis que deixassem o espaço mais aconchegante e mais humanizado. Livros, jogos e lápis de cor ficam à disposição. “Já percebemos o aumento da procura pelos pacientes e também pelos próprios profissionais, que usam o ambiente para conversar com os familiares”, comemora Larissa Brito Souto Maior, residente do Serviço Social.

O preceptor Júlio César Jacob Junior explica também que a sala é uma tentativa de unir teoria e prática. Em nossas discussões temos estudado artigos que embasam a criação de um espaço como esse, preocupado com a visão holística do paciente. Sabemos que temos muitas dificuldades, mas temos nos empenhado em diminuir a lacuna entre o o ideal e o real”, conclui.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.