Cantinho para distrair

espaço cuidarOs alunos da residência multiprofissional do HUCFF deram vida a uma sala que antes era ocupada por macas e cadeiras velhas. Em vez desse material, agora os pacientes e acompanhantes do 9C tem o “Espaço cuidar”, com livros e jogos que podem minimizar o desgaste provocado pela internação.

Foram nove alunos envolvidos em pintar, colocar poltronas e móveis que deixassem o espaço mais aconchegante e mais humanizado. Livros, jogos e lápis de cor ficam à disposição. “Já percebemos o aumento da procura pelos pacientes e também pelos próprios profissionais, que usam o ambiente para conversar com os familiares”, comemora Larissa Brito Souto Maior, residente do Serviço Social.

O preceptor Júlio César Jacob Junior explica também que a sala é uma tentativa de unir teoria e prática. Em nossas discussões temos estudado artigos que embasam a criação de um espaço como esse, preocupado com a visão holística do paciente. Sabemos que temos muitas dificuldades, mas temos nos empenhado em diminuir a lacuna entre o o ideal e o real”, conclui.