Interação entre pesquisa básica e clínica médica beneficia pacientes do HUCFF

O Laboratório do Tecido Conjuntivo, localizado no 4º andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), é a prova de como a interação entre a pesquisa básica e a clínica médica pode conquistar resultados positivos e beneficiar inúmeros pacientes. Um dos últimos trabalhos realizados pelo grupo de pesquisa, que mostra a diferença entre as heparinas bovina e suína, teve origem em discussões com médicos do HUCFF e foi publicado em um artigo no periódico Scientific Reports, do grupo Nature, de alto impacto no meio acadêmico, em outubro do ano passado.

Segundo o coordenador da pesquisa, professor Paulo Mourão, o Brasil é um dos poucos países no mundo que utilizam os dois tipos de heparina, um medicamento biológico anticoagulante e antitrombótico muito usado em cirurgias vasculares e na diálise renal. “Chegamos à conclusão de que a heparina bovina e a suína são diferentes e não podem ser consideradas como o mesmo medicamento, como a Anvisa faz hoje. Suas dosagens precisam ser diferenciadas e a manipulação de cada um é distinta. É importante que o profissional de saúde saiba essas diferenças e como proceder para que o paciente tenha o melhor tratamento”, explica o coordenador.

No rastro dos resultados positivos conquistados a partir desse intercâmbio, e sempre buscando benefícios para os pacientes, outras pesquisas surgiram das discussões entre os profissionais. “O pesquisador é influenciado pelas questões do meio em que está inserido. Nossos primeiros estudos sobre heparina foram estimulados pelas conversas com profissionais aqui do HUCFF. Eles nos relataram comportamentos dos pacientes e fomos pesquisar em laboratório como poderíamos contribuir para melhorar o tratamento. Além disso, os estudos em pacientes aqui da instituição certamente também contribuem muito com a pesquisa”, conclui o pesquisador.