Debates sobre a saúde em tempos de crise marca evento do Serviço Social

Reduzida jornadaAssistência social em tempos de crise e sua interface com a política de saúde. Esse foi o tema da XIII Jornada do Serviço Social e a VI Mostra de produção técnico científica da residência multiprofissional em saúde do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), que aconteceu no dia dia 27 de junho. Participaram da mesa o diretor geral do HUCFF, professor Eduardo Côrtes, a diretora de Apoio Assistencial, Roseli Costa, o coordenador da residência multiprofissional, César Augusto Antunes Teixeira, a chefe do serviço social, Candida Maria de Souza, e a representante do Conselho Regional de Serviço Social, Monica Olivar. Durante todo o dia, houve apresentação de trabalhos do serviço social e da residencial multiprofissional, além de outras palestras.

O diretor geral, professor Eduardo Côrtes, afirmou que, apesar das conquistas, muito ainda precisa ser feito. “Esse hospital foi inaugurado como um dos mais modernos do país, mas foi piorando com o passar dos anos. A instituição chegou a ter mais de 500 leitos, quando assumi tinha 220 e conseguimos subir para 260, mas esse número ainda é muito aquém das necessidades do HUCFF. Por isso, é fundamental que haja investimentos nessa unidade, para que ela volte a ter a importância que tinha“. Ele ainda lembrou que contando com os leitos que foram reformados na atual gestão, o HUCFF tem 320 leitos disponíveis. No entanto, apenas 260 estão funcionando, já que os outros 60 estão parados por falta de pessoal.