Debates sobre a saúde em tempos de crise marca evento do Serviço Social

Reduzida jornadaAssistência social em tempos de crise e sua interface com a política de saúde. Esse foi o tema da XIII Jornada do Serviço Social e a VI Mostra de produção técnico científica da residência multiprofissional em saúde do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), que aconteceu no dia dia 27 de junho. Participaram da mesa o diretor geral do HUCFF, professor Eduardo Côrtes, a diretora de Apoio Assistencial, Roseli Costa, o coordenador da residência multiprofissional, César Augusto Antunes Teixeira, a chefe do serviço social, Candida Maria de Souza, e a representante do Conselho Regional de Serviço Social, Monica Olivar. Durante todo o dia, houve apresentação de trabalhos do serviço social e da residencial multiprofissional, além de outras palestras.

O diretor geral, professor Eduardo Côrtes, afirmou que, apesar das conquistas, muito ainda precisa ser feito. “Esse hospital foi inaugurado como um dos mais modernos do país, mas foi piorando com o passar dos anos. A instituição chegou a ter mais de 500 leitos, quando assumi tinha 220 e conseguimos subir para 260, mas esse número ainda é muito aquém das necessidades do HUCFF. Por isso, é fundamental que haja investimentos nessa unidade, para que ela volte a ter a importância que tinha“. Ele ainda lembrou que contando com os leitos que foram reformados na atual gestão, o HUCFF tem 320 leitos disponíveis. No entanto, apenas 260 estão funcionando, já que os outros 60 estão parados por falta de pessoal.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.