HUCFF realiza encontro com pacientes de angioedema hereditário

DSC07429No último dia 11, o Serviço de Imunologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) realizou a tradicional palestra com pacientes de Angioedema Hereditário (AEH), no auditório Halley Pacheco. Participaram do evento a coordenadora do ambulatório de AEH do HUCFF, Solage Valle; a representante dos pacientes, Patrícia Valle; Geisa Luz, que falou sobre a perspectiva da judicialização; o psiquiatra Carlos Eduardo Rocha e Silva, abordando medo e doença física, e a imunologista Maria Luisa Alonso, que falou sobre o perfil dos pacientes do HUCFF.

“Essa reunião é uma forma de divulgarmos a doença e tirarmos dúvidas dos pacientes. Atualmente, atendemos cerca de 140 pacientes com a doença no nosso ambulatório”, destaca Maria Luisa, que é médica do ambulatório de AEH.

O Dia Mundial do Angioedema Hereditário é comemorado em 16 de maio. Esse ano, a Associação Mundial convida a todos para participar de uma caminhada. Para acompanhar a distância que já foi percorrida, clique aqui.http://www.haeday.org/

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.