Serviço de Fisioterapia registra 1181 atendimentos a funcionários em 2016

Na semana do Dia do Trabalhador, o Serviço de Fisioterapia lembra a importância dos funcionários do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) procurarem o ambulatório de fisioterapia na assistência à saúde do trabalhador assim que perceberem sintomas como perda de força, dor e formigamento nos membros superiores. Quanto mais cedo o profissional busca tratamento, melhor é sua recuperação.

“O objetivo do ambulatório é diminuir o tempo de absenteísmo do trabalhador e a perda de produtividade, reabilitar os funcionários licenciados para as suas atividades, melhorar a satisfação com o trabalho e a qualidade de vida”, afirma Adriana Mattos, fisioterapeuta responsável pelo ambulatório. Ela explica ainda que o foco desse atendimento são os problemas ligados à profissão, como as dores na coluna vertebral e o distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (DORT).

A chefe do serviço, Renata Guimarães, ressalta que o número de atendimentos comprovam a necessidade de assistência aos funcionários do HUCFF. “Ano passado tivemos 1181 atendimentos no ambulatório, esse ano foram 190 pessoas atendidas nos primeiros três meses”, explica. Adriana aproveita para lembrar que o número de casos por mês deve aumentar, já que janeiro e fevereiro, por serem meses em que as pessoas costumam tirar férias, têm menor procura.

Para ser atendido na fisioterapia, o funcionário precisa ter RG ou prontuário no HUCFF. É necessário ainda o encaminhamento da ortopedia, do Serviço de Saúde do Trabalhador (SESAT) ou a Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador (CPST).

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.