Serviço de Fisioterapia registra 1181 atendimentos a funcionários em 2016

Na semana do Dia do Trabalhador, o Serviço de Fisioterapia lembra a importância dos funcionários do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) procurarem o ambulatório de fisioterapia na assistência à saúde do trabalhador assim que perceberem sintomas como perda de força, dor e formigamento nos membros superiores. Quanto mais cedo o profissional busca tratamento, melhor é sua recuperação.

“O objetivo do ambulatório é diminuir o tempo de absenteísmo do trabalhador e a perda de produtividade, reabilitar os funcionários licenciados para as suas atividades, melhorar a satisfação com o trabalho e a qualidade de vida”, afirma Adriana Mattos, fisioterapeuta responsável pelo ambulatório. Ela explica ainda que o foco desse atendimento são os problemas ligados à profissão, como as dores na coluna vertebral e o distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (DORT).

A chefe do serviço, Renata Guimarães, ressalta que o número de atendimentos comprovam a necessidade de assistência aos funcionários do HUCFF. “Ano passado tivemos 1181 atendimentos no ambulatório, esse ano foram 190 pessoas atendidas nos primeiros três meses”, explica. Adriana aproveita para lembrar que o número de casos por mês deve aumentar, já que janeiro e fevereiro, por serem meses em que as pessoas costumam tirar férias, têm menor procura.

Para ser atendido na fisioterapia, o funcionário precisa ter RG ou prontuário no HUCFF. É necessário ainda o encaminhamento da ortopedia, do Serviço de Saúde do Trabalhador (SESAT) ou a Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador (CPST).