CTI REALIZA CURSOS DE CAPACITAÇÃO DAS EQUIPES

Para investir na educação continuada dos profissionais que trabalham no CTI, a chefe do serviço, Rosana Lopes Cardoso, junto com os médicos Analucia Matera e professores Ricardo Amorim e Cristiane Carirus têm realizado treinamentos de boas práticas desde o final do ano passado. A ideia é aperfeiçoar o atendimento das diversas equipes multidisciplinares. Até agora, mais de 50 pessoas já participaram. Entre os tópicos do treinamento estão: coleta de hemocultura, higienização das mãos, precaução de quedas, precaução de pneumonia, exame físico e controle de acessos.

“Temos feito o treinamento em boas práticas sistematicamente, para melhorar o cuidado e a assistência dos nossos pacientes. Por enquanto, alunos da graduação de medicina, residentes, enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas foram treinados, mas vamos expandir para outras áreas”, explica Rosana.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.