Grupo de alunos se reúne para ajudar o HUCFF

Alunos da Faculdade de Medicina compraram e instalaram, com recursos próprios, películas de insulfilme nas janelas de enfermarias do 9º andar para amenizar a incidência dos raios solares no local.  A ideia de montar um grupo para organizar iniciativas em prol do hospital partiu da estudante de Composição de Interiores, Luana da Silva Rigoni, que passou mal durante uma aula e foi trazida por uma professora para ser atendida no HUCFF.

“Fiquei pensando como, com o conhecimento que tenho, poderia contribuir para a melhoria da instituição. Então, uma amiga da faculdade de Medicina disse que a turma dela também tinha interesse em fazer algo para ajudar e nos unimos”, explica Luana.

“Fizemos dois mutirões, o primeiro com oito pessoas e o segundo com 23. Agora, estamos planejando terminar mais três enfermarias antes do final de abril.”, explica Daniel Rozembaun, aluno do 10º período e um dos envolvidos no projeto.

Além disso, os alunos também pensam em melhorar a sinalização do Hospital, criar um grafite no 3º andar para estimular a doação de sangue e formar um fundo patrimonial para ajudar a tirar do papel outras melhorias para a instituição.

O ex-aluno Lucas Góes, que se formou em 2016, conta que o modelo do fundo se baseia no mesmo utilizado em universidades americanas: “As doações são investidas e apenas o rendimento desses investimentos são aplicados na universidade, tornando o fundo perpétuo. Neste momento, estamos em um processo de consultoria da UFRJ para definir nosso modelo de negócio e estrutura administrativa”, resume. 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.