Grupo de alunos se reúne para ajudar o HUCFF

Alunos da Faculdade de Medicina compraram e instalaram, com recursos próprios, películas de insulfilme nas janelas de enfermarias do 9º andar para amenizar a incidência dos raios solares no local.  A ideia de montar um grupo para organizar iniciativas em prol do hospital partiu da estudante de Composição de Interiores, Luana da Silva Rigoni, que passou mal durante uma aula e foi trazida por uma professora para ser atendida no HUCFF.

“Fiquei pensando como, com o conhecimento que tenho, poderia contribuir para a melhoria da instituição. Então, uma amiga da faculdade de Medicina disse que a turma dela também tinha interesse em fazer algo para ajudar e nos unimos”, explica Luana.

“Fizemos dois mutirões, o primeiro com oito pessoas e o segundo com 23. Agora, estamos planejando terminar mais três enfermarias antes do final de abril.”, explica Daniel Rozembaun, aluno do 10º período e um dos envolvidos no projeto.

Além disso, os alunos também pensam em melhorar a sinalização do Hospital, criar um grafite no 3º andar para estimular a doação de sangue e formar um fundo patrimonial para ajudar a tirar do papel outras melhorias para a instituição.

O ex-aluno Lucas Góes, que se formou em 2016, conta que o modelo do fundo se baseia no mesmo utilizado em universidades americanas: “As doações são investidas e apenas o rendimento desses investimentos são aplicados na universidade, tornando o fundo perpétuo. Neste momento, estamos em um processo de consultoria da UFRJ para definir nosso modelo de negócio e estrutura administrativa”, resume.