Serviço de Imunologia participa da Semana Mundial da Alergia

reduzida imunologiaCentro de referência e excelência em urticária, com atendimento de cerca de 300 portadores da doença, o Serviço de Imunologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), em parceria com a Faculdade de Enfermagem da UFRJ, realizou, no último dia 4, palestras para orientar os pacientes. A atividade fez parte da Semana Mundial de Alergia que esse ano tem como tema “A agonia da urticária: o que fazer quando a coceira e os inchaços não vão embora”.

Segundo a chefe do Serviço de Imunologia, Solange Valle, a ideia dos debates é tirar as dúvidas e focar a importância do autocuidado. “Não só os pacientes têm dúvida, como familiares querem saber como podem ajudar, já que a urticária tem um impacto muito negativo na vida do paciente e na autoimagem”, explica ela.

A paciente Anny Glase, de 39 anos, esteve no evento e ressaltou a importância do acesso à informação. “Ter conhecimento sobre a doença melhora muito a qualidade de vida”, resume ela, que se trata no ambulatório do HUCFF há 20 anos.