Professor da Universidade de Newcastle debate relação entre selênio e aterosclerose

Selênio reduzidaO professor da University of Newcastle John Edward Hesketh ministrou a aula inaugural da pós-graduação em cardiologia. O evento que abordou o tema “Selenium Nutrition – Why should you consider this a factor in atherosclerosis” aconteceu no dia 28 de março, no auditório Halley Pacheco, no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF).

Segundo a coordenadora do curso, Gláucia Maria Moraes de Oliveira, esse tipo de troca é uma forma de valorizar o intercâmbio. “O professor John orientou uma aluna de doutorado nossa, que foi fazer doutorado sanduíche em Newcastle. Ganhamos uma bolsa da Capes para professor visitante externo e o pesquisador vem ao Brasil a cada seis meses, acompanhando assim as nossas pesquisas”, explica a cardiologista. Atualmente, explica ela, está sendo desenvolvida uma pesquisa com açaí para avaliar o micro RNA da fruta. “O micro RNA é uma partícula codificadora da proteína que pode auxiliar em diversos tratamentos” resume a médica.