Evento no HUCFF discute tuberculose

image2Cerca de 70 pessoas participaram do debate “Há tuberculose neste hospital?!”, dia 24 de março, no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF). O evento foi organizado pela equipe de enfermagem e pelo Instituto de Doenças do Tórax (IDT). O coordenador do evento fez um resumo do quadro da tuberculose. “Partimos de dados epidemiológicos mundiais até chegar aos números do Rio de Janeiro, ressaltando as políticas baseadas nos objetivos propostos pela política das Nações Unidas que se baseiam na atenção e cuidado voltado ao paciente, interligações político-institucionais e pesquisa com inovação”, explica ele.

Já a professora Daniele Galdino abordou o tema “Expansão da estratégia Saúde de Família e o modelo de atenção à tuberculose em unidades de saúde do Complexo da Maré”. Houve ainda o depoimento de um paciente que está curado da doença e palestras das enfermeiras Roberta Aguiar e Janaina Leung e do médico Paulo Albuquerque sobre rotinas de pacientes com tuberculose.