HUCFF discute febre amarela

reduzida DIPNo último dia 23 de março, o Serviço de Infecto-Parasitárias (DIP) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho realizou um debate sobre febre amarela com os médicos Alexandre Otávio Chieppe, da secretaria estadual de saúde, Alberto Chebabo, do Serviço de DIP do HUCFF, e Marta Cavalcanti, chefe do Serviço de DIP do HUCFF. O evento aconteceu no auditório Alice Rosa, que estava lotado.

Alexandre Chieppe começou explicando o trabalho da Secretaria de Saúde e também lembrou que a vacina pode ter eventos adversos. “Mudamos a definição de caso suspeito proposto pelo Ministério da Saúde, o que deixou o sistema mais sensível para captar precocemente os casos de febre amarela. Obviamente, tivemos muitos casos notificados, mas descartamos a maioria deles, que acabaram sendo confirmados como leptospirose”, explicou.

Alberto Chebabo falou sobre os eventos colaterais que podem ser ocasionados pela vacina e dos grupos que não devem tomar a dose, e apresentou um panorama dos sintomas, riscos e quadro clínico do paciente, exemplificando esse grupo. Por fim, a chefe do serviço de DIP, Marta Cavalcanti, falou sobre o fluxo de atendimento e manejo clínico no HUCFF.