Grupo de pacientes com lúpus retoma as atividades

Cópia de IMG 5924Desde novembro de 2016, a primeira quarta-feira do mês voltou a ser a data das reuniões do grupo de pacientes com lúpus, das 14h às 16, na sala 5B16 do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. No dia 8 de março, para retomar as atividades que estavam paradas em virtude das férias, houve uma oficina de artesanato e uma dinâmica focando a importância do autocuidado.

Bárbara Loureiro Costa, assistente social do HUCFF e uma das responsáveis pelos encontros mensais, explica que a ideia do grupo é deixar que os próprios pacientes perguntem o que desejam. “Ano passado tivemos um médico e uma nutricionista que vieram conversar com eles. Há uma introdução, que é preparada pelos profissionais, e o que segue é um bate-papo, em que as pacientes tiram suas dúvidas”, resume ela, que pretende trazer outros profissionais para 2017. “Além disso, como sou assistente social, sempre falamos sobre direito dos pacientes também”, explica.