Encaminhamento precoce: um aliado no tratamento de problemas auditivos

No Dia do Surdo, comemorado em 23 de fevereiro, o principal alerta do fonoaudiólogo do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Francisco Osterne, é ficar atento ao diagnóstico precoce da doença. Isso porque quanto mais cedo a descoberta do problema auditivo, maiores são as chances da criança ter um desenvolvimento semelhante ao de quem não tem a deficiência. “O teste do orelhinha, feito ainda na maternidade, é o primeiro momento de suspeita, mas os pais também podem prestar atenção em sinais dos filhos. Por exemplo, a partir dos quatro, cinco meses, os bebês prestam atenção ao som, refinando sua localização sonora com o tempo, olham para a boca quando os pais conversam com eles. Se a criança não esboça reação frente ao som, pode ser indicativo de problema”, explica o fonoaudiólogo. Atualmente, o programa de saúde auditiva do HUCFF é referência municipal e o de implante coclear é a única referência no estado do Rio de Janeiro.

Foi o que aconteceu com Arthur, hoje com um ano. O pai relata que ele não percebia os sons. “Criança toma susto com o barulho, presta atenção. Ele não fazia nada disso, então começamos a correr atrás para saber o que era”.

Atualmente, Arthur está com uma prótese e, caso não seja o tratamento mais adequado, o passo seguinte é o do implante coclear. O fonoaudiólogo lembra ainda, no entanto, que a intervenção pode ser feita a partir dos três meses, no caso da prótese. “Quando mais rápido for o diagnóstico, mais rápida é a intervenção e melhor é a resposta da criança”, conclui.