Neurocirurgia do HUCFF aumenta número de atendimentos em 2016

Planejamento e otimização de recursos são, nas palavras do chefe do Serviço de Neurocirurgia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Dr. Carlos Lima, os responsáveis pelos bons números de 2016. Em comparação com o ano de 2015, houve um crescimento de cerca de 10% do número de cirurgias realizadas, de 204 para 225. “Considerando que temos apenas quatro leitos destinados à especialidade , é uma grande vitória! Nosso objetivo para 2017 é chegar a 300 cirurgias, número exigido pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e pelo MEC para manutenção do programa de residência médica”, explica ele que ainda ressalta como conquistas de 2016 o aumento da participação em congressos internacionais, a recomposição da residência, a reorganização dos ambulatórios e a realização de um curso internacional sobre técnicas cirúrgicas avançadas para o tratamento de patologias da coluna vertebral, do qual participaram médicos de diversas partes do país e professores convidados do país e do exterior. Uma nova edição do curso ocorrerá em abril de 2017, no anatômico do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

O perfil dos pacientes continua sendo o de portadores de patologias na coluna, “uma predominância não só aqui, mas de forma geral na população”, explica o neurocirurgião. No que se refere às cirurgias, ele destaca a diminuição das reoperações, o aumento das intervenções neurovasculares a partir da aquisição de um microscópio Zeiss/Pentero, comprado graças às emendas parlamentares destinadas ao hospital, e redução do tempo de internação hospitalar. “Assim, conseguimos ser mais efetivos a despeito do número restrito de leitos”, explica.

Outro ponto levantado pelo Dr. Carlos Lima foi a gestão de suprimentos. O serviço se mantém em contato permanente com o almoxarifado para otimizar a realização dos pedidos e evitar as compras emergenciais. “No último dia 7 de fevereiro foi realizado o primeiro processo licitatório do Serviço de Neurocirurgia, contemplando todos os itens necessários para seu funcionamento. Atualmente, temos comprado pouca coisa emergencial, o que também representa uma economia para o HUCFF, já que esse tipo de compra é sempre mais cara do que a licitada”, enfatiza.