No Dia Mundial Contra o Câncer, HUCFF alerta que tabagismo é um dos principais fatores de risco

O Dia Mundial Contra o Câncer, comemorado em 4 de fevereiro, é uma excelente data para alertar que, embora algumas pessoas tenham predisposição genética a desenvolver a doença, outros podem evitar os fatores de risco e diminuir consideravelmente as chances de desenvolvê-la. Quem explica a relação é o coordenador do Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo (NETT) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Alberto Araújo. “Consumo de álcool e tabaco aumentam o risco de desencadear o câncer de laringe. No caso do câncer de pulmão, o mais associado ao tabaco, o cigarro é o maior vilão para o aparecimento da doença, sendo responsável por 80% dos casos. No geral, o tabagismo está relacionado a 38% das mortes por câncer em homens e 23% em mulheres”, enumera o pneumologista.

A nicotina, principal substância química que mantém o efeito viciante do cigarro, demora entre seis e nove segundos para chegar aos pulmões, coração e cérebro, gerando a sensação de prazer. Mas esse não é o único componente a prejudicar a saúde. “Em cada tragada, o fumante exala uma mistura tóxica com mais de sete mil substâncias, incluindo 69 classificadas como carcinogênicas pela respeitável Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC)”, explica.

O pneumologista lembra, no entanto, que os que largam o vício reduzem significativamente os malefícios. “Se os fumantes têm uma probabilidade 15 vezes maior de morrer por câncer de pulmão, principal causa de morte por câncer em homens e segunda em mulheres, a cada dez anos de abstinência, esse risco reduz para 1/3 ou metade, mesmo em idade avançada”, enfatiza.

Serviço:
Quer parar de fumar? O Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo oferece um programa para ajudar o tabagista. Os interessados podem se informar pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone 3938-2195.