No Dia da Gula, nutricionista do HUCFF explica o transtorno

“De quantas maneiras o alimento pode nos satisfazer?”, questiona a nutricionista do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) e mestre em Nutrição Humana, Maria Adelaide Moreira dos Santos. Quando se ingere pipoca, por exemplo, existem várias formas de “comer” o alimento: pela audição, com o barulho do milho estourando; pelo cheiro que emana da panela, pelo tato. Despertando tantos sentidos, a alimentação também pode levar a transtornos, como o da gula, que tem até dia no calendário: 26 de janeiro.

O problema, como explica a nutricionista, é multidisciplinar e exige uma interpretação mais complexa: “O transtorno é caracterizada pelo excesso de ingestão alimentar sem que o organismo necessite ou o indivíduo tenha consciência desse excesso. O diagnóstico é feito por uma avaliação psicossocial e clínica ”, conta ela.

Encontrar o meio termo entre o prazer da comida e uma alimentação saudável é uma questão de educação nutricional ou reeducação alimentar. Para ajudar, a nutricionista dá dicas que contribuem para melhorar o autocontrole. “Saber escolher os alimentos, comer em ambiente tranquilo, mastigar bem, evitar líquidos junto com grandes refeições . Além disso, deve-se fazer de cinco a seis refeições diárias, em intervalos de três a quatro horas, de preferência sem estar deitado ou realizando alguma atividade que dificulte mastigar ou deglutir.

Ela também acredita que um diário nutricional, em que a pessoa anota tudo que come, horário e o que estava sentindo ao comer, funcione.“Todo o plano alimentar traçado para melhorar esse distúrbio necessita da avaliação do consumo feito pela própria pessoa e pelo profissional que está cuidando do caso”, conclui.