SESAT dobra números de atendimentos em 2016

Nas palavras de Laura Barreto, “cuidar de quem cuida” é a finalidade do Serviço de Saúde do Trabalhador (SESAT), que ela coordena junto com Sandra Batista. Em 2016, o setor mais que triplicou o número de periódicos realizados – de 46, em 2015, para 166. Além desse aumento, Sandra Batista enumera outras conquistas do setor. “Retomamos com o atendimento da psicologia, que estava parado desde 2014, realizamos a campanha do Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama, e a comemoração do Dia do Servidor Público, em 28 de outubro. Também conseguimos mais um médico para fazer os atendimentos”, conta.

Para 2017, a expectativa é de retomar os trabalhos de prevenção e de promoção da saúde. “A finalidade do SESAT é diminuir a incidência de doenças e acidentes, melhorando as condições de trabalho”, resume a coordenadora Laura Barreto. “Também vamos, em parceria com o Centro de Vacinação de Adultos, localizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS), criar campanhas de vacinação aqui no hospital”, completa Sandra.

O SESAT oferece os seguintes atendimentos para os funcionários: pronto atendimento, periódicos, fonoaudiologia, serviço social, psicologia, nutrição, acidente biológico e físico e prevenção ao estresse. Este último um projeto com acupuntura, auriculoterapia, massoterapia, pedras quentes e fortalecimento muscular. O SESAT funciona das 7h às 15h e o agendamento é feito pelos ramais 2349 ou 2128. Quem tem prontuário aberto, deve pegá-lo no arquivo médico e levá-lo.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.