Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele

O dia 29 de novembro é o Dia de Mobilização Nacional no Combate ao Câncer de Pele. Pesquisas realizadas recentemente revelam que este tipo de câncer é o mais frequente entre a população brasileira e corresponde a cerca de 25% de todos os tumores malignos registrados no país.
De acordo com o oncologista do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), dr. Carlos Eduardo Nogueira, o câncer de pele é uma doença que ocorre por conta do desenvolvimento anormal das células da pele, que se multiplicam até formarem um tumor maligno. Além disso, a enfermidade que tem cura em caso de diagnóstico precoce tem como principal fator de risco a exposição aos raios ultravioletas. Por esse motivo, a data serve como uma conscientização sobre a importância do uso do protetor solar diariamente e a realização de exames caso apareçam manchas, feridas ou sinais pelo corpo.

Tipos de Câncer de Pele
Os tipos de câncer de pele mais comuns são o basocelular, o espinocelular e o melanoma. Os dois primeiros casos possuem bom prognóstico.

Tratamento
O tratamento da doença é cirúrgico, sem necessidade de quimioterapia ou radioterapia. O melanoma é muito mais complicado e requer a atuação de cirurgião experiente com esse tipo de doença porque a técnica cirúrgica a ser empregada é mais sofisticada.

Prevenção
A melhor maneira de prevenir o câncer de pele é evitar a exposição solar sem proteção, ou seja, ''filtro solar''. Além disso, a população deve se atentar para o fato de que a proteção deve ser iniciada e reforçada ainda na infância, pois é neste período que a exposição solar torna-se um fator de risco para o melanoma, sobretudo em pessoas de pele muito clara.