Segurança do Paciente no foco da Clínica Médica

Enfermagem da clínica médica

O Serviço de Enfermagem da Clínica Médica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) promoveu, na manhã da última quinta-feira (21), uma reunião de conscientização e divulgação da proposta anual do Núcleo de Segurança do Paciente. Na dinâmica atividade, pacientes e acompanhantes foram orientados sobre alguns problemas por meio de material impresso educativo sobre doenças como a úlcera.
Participaram do evento, Núcleo de Segurança do Paciente, Coordenação de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Gerência de Risco, Coordenação de Educação Permanente (COEP), Comissão de Métodos Relacionados à Integridade da Pele (COMEIP), Divisão De Enfermagem, Clínica Médica e Comissão de Direitos dos Pacientes. O evento aconteceu na Sala de Humanização, no 9º andar e foi mais uma conquista para os participantes.

Segurança do Paciente no foco da Clínica Médica (2)

Enfermagem da clínica médica

O Serviço de Enfermagem da Clínica Médica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) promoveu, na manhã da última quinta-feira (21), uma reunião de conscientização e divulgação da proposta anual do Núcleo de Segurança do Paciente. Na dinâmica atividade, pacientes e acompanhantes foram orientados sobre alguns problemas por meio de material impresso educativo sobre doenças como a úlcera.
Participaram do evento, Núcleo de Segurança do Paciente, Coordenação de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Gerência de Risco, Coordenação de Educação Permanente (COEP), Comissão de Métodos Relacionados à Integridade da Pele (COMEIP), Divisão De Enfermagem, Clínica Médica e Comissão de Direitos dos Pacientes. O evento aconteceu na Sala de Humanização, no 9º andar e foi mais uma conquista para os participantes.

Semana de Enfermagem no Hospital da UFRJ

Semana de Enfermagem 2015

Comemorado em 12 de maio no país, o Dia da Enfermagem marca a importância e o reconhecimento deste profissional de saúde para a população. Nesta semana, o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) recebeu cerca de 180 pessoas, entre enfermeiros, técnicos, auxiliares, discentes e docentes de enfermagem e demais profissionais da área de saúde para apresentação do tema "Liderança e Comunicação em Enfermagem: A garantia da qualidade no SUS e estratégias de enfrentamento no HUCFF".

O evento, que contou com a participação da deputada estadual enfermeira Rejane, Nébia Maria de Almeida- UNIRIO, Maria Luiza - Escola Ana Nery, Francisco de Assis- Sintufrj, Maria Antonieta Tyrell-COREN RJ, Neide Maria dos Santos- ABEN e Maria Cecília Bosa- HUCFF, teve como principal objetivo motivar o profissional de enfermagem e qualificá-lo para melhor cuidar da comunidade como um todo.

De acordo com a diretora de Divisão de Enfermagem da unidade hospitalar, Maria Cecília Bosa, o evento foi maravilhoso e costuma ser um marco no território nacional, pois é importante deixar registrado o reconhecimento profissional. Além disso, os profissionais também podem ser homenageados e participar de palestras que vão melhorar o desempenho através de uma educação contínua e permanente.

Para os profissionais de saúde, no entanto, a abordagem do tema é uma importante ferramenta por colocar a Divisão de Enfermagem e o Hospital Universitário em ênfase no meio acadêmico e hospitalar enquanto uma instituição comprometida com o ensino, pesquisa e assistência.

Para fechar o evento com chave de ouro, cerca de 80 funcionários foram indicados pelas chefias dos serviços para receber homenagem da Câmara dos Deputados Estaduais em função do bom desempenho e serviços prestados à comunidade e, além disso, os profissionais aposentados e mãe de Ana Maria (In Memoriam) também foram prestigiados e receberam o carinho de todos os presentes. O evento foi encerrado por volta das 16h com coquetel e bolo comemorativo para 200 pessoas pelo Dia da Enfermagem.

CTI em obras

ctiO Centro de Terapia Intensiva (CTI) trata-se de uma unidade voltada para pacientes que necessitam de cuidados e tratamento intensivos para atingir a recuperação e, por isso, o local está entre as principais intervenções previstas nessa primeira etapa de reformas que conta com a ampliação de 12 para 19 leitos. No local está sendo realizada pintura, troca da rede de gases para leitos e troca de divisórias de Box, adequação dos dutos de ar-condicionado, revisão da rede elétrica, substituição das redes de gases medicinais, entre outros.

A unidade, que está passando por obras de reparos emergenciais em diversos serviços, conta com melhorias em locais como o Serviço de Psiquiatria, Enfermaria do 10º andar, ampliação do Serviço de Fisioterapia e Medicina Física, na Triagem, no telhado do hospital, na residência médica, no Centro Cirúrgico, entre outros.

Em outros locais, as obras estão em processo de finalização, como em parte do CTI, a enfermaria do 11º andar e os sanitários dos ambulatórios. Com a ampliação, o CTI ganhou mais quatro novos leitos nessa semana,o que significa uma grande conquista para a unidade. Além disso, é válido ressaltar que o CTI A já foi reestruturado e ocupado e o CTI C juntamente com a recepção estão passando por reformas para garantir melhor atendimento.

Semana de Enfermagem 2015

15ª MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA DA DIVISÃO DE ENFERMAGEM/ HUCFF/ UFRJ LIDERANÇA E COMUNICAÇÃO EM ENFERMAGEM: BARREIRAS PARA A GARANTIA DA QUALIDADE NO SUS E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO NO HUCFF 12 DE MAIO- 8h às 17h.

Apresentação Pôster de Trabalho Científico Multiprofissional

− Período de inscrições: 20/04 a 06/05/2015.

− Público-alvo: Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, discentes e docentes de enfermagem e demais profissionais da área de saúde.

−INSCRIÇÃO PELO E-MAIL: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

−O E-MAIL DEVE TER DOIS ARQUIVOS EM WORD 97-2003: UM COM O RESUMO DO TRABALHO E OUTRO COM A FICHA DE INSCRIÇÃO PREENCHIDA CONFORME ORIENTAÇÕES ABAIXO: Texto contendo introdução, objetivos, materiais e métodos, resultados, análise, conclusão e referências. Sem parágrafos; até 500 palavras; espaçamento simples; fonte Times New Roman nº12; margens: superior, inferior, esquerda e direita 2,5 cm; alinhamento justificado. Deverão constar no resumo e no pôster (90/100 cm): título do trabalho (centralizado, em caixa alta). Autores até 07, incluindo o relator (telefone e endereço eletrônico) e orientador alinhamento à direita, logo abaixo do título.

Apresentar em nota de rodapé: categoria profissional, grau acadêmico (os alunos deverão apresentar obrigatoriamente o nome do professor orientador e instituição de origem.

− Serão aceitas as seguintes modalidades: revisão sistemática, revisão de literatura, relato de experiência, projetos de pesquisa em andamento e pesquisa original, dissertação e tese.

− Cada relator poderá apresentar, no máximo, 03 trabalhos.

- Divulgação dos Trabalhos: a partir de 08/05/2015.

Serão conferidos prêmios para os melhores trabalhos na temática central do evento: liderança e comunicação em enfermagem: barreiras para a garantia da qualidade no SUS e estratégias de enfrentamento no HUCFF.

• Categoria 01 – Título do Prêmio: Hylnar Marcia de Menezes Área assistencial: Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

• Categoria 02 – Título do Prêmio: Maria Dolores Lins de Andrade Área de ensino: Professores e graduandos de enfermagem.

 

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.