Nova sala para pequenos procedimentos no SME

Sala SME 10x15

A Direção Geral do HUCFF reativou uma sala de pequenos procedimentos no Serviço de Métodos Especiais (SME) do 3º andar. Após uma reforma na parte elétrica, refrigeração, forro, implantação na rede de gases e colocação de cilindro de gás anestésico, a sala foi utilizada, pela primeira vez, hoje (03/07), pelo Serviço de Otorrinolaringologia.
De acordo com a Divisão de Engenharia, a obra foi concluída com recursos próprios do hospital, sem a necessidade de contratação de empresa terceirizada para tal finalidade. Com a nova sala, pequenos procedimentos podem ser realizados no mesmo andar que os exames de métodos especiais, não sendo necessário subir para o centro cirúrgico - 12º andar - e ocupar uma sala que poderia receber transplantes ou cirurgias de grande porte.

Workshop de tratamento de feridas no HUCFF

COEP

Educação Permanente Profissional: I Workshop de Tratamento de Feridas da COMEIP

Programação:

• Avaliação de Feridas – Meio Úmido Ideal
  • Absorção superior com Biatain
  • Tratamento de feridas - Coloplast
  • ExtriCare: Simplicidade na terapia de pressão negativa

Palestrantes: Equipe da Coloplast
Clientela: Equipe de Saúde (não é necessário se inscrever)
Dia: 26/06/2014 - quinta-feira
Local: Sala 05E31 – 12h às 12h45
Informações: 3938-2543 - COEP
Apoio: COEP - Coordenação de Educação Permanente

Professor de Yale visita Serviço de Anestesiologia

photo Albert AnestO Serviço de Anestesiologia do HUCFF recebeu, na última terça-feira (03.06), o professor e diretor do Departamento de Anestesiologia da Universidade de Yale, Albert C Perrino Jr.

Um dos autores do livro "A Practical Approach to Transesophageal Echocardiography" (Ecocardiografia Transesofágica - Uma abordagem prática), o professor Perrino estava de passagem pelo Brasil para participar do 11º Congresso Paulista de Anestesiologia (COPA) - que aconteceu entre os dias 29.05 e 01.06 - e aceitou o convite da equipe do HUCFF para conhecer o Serviço de Anestesiologia e apresentar aos Residentes um dos assuntos abordados em sua publicação: "Vasopressors: Is the juice worth the squeeze?". Cerca de 50 pessoas - entre médicos, residentes e professores - assistiram à aula.

Na foto - da esquerda para a direita - Dr Rodrigo Diaz, Drª Viviana Ugenti, Dr Albert Perrino, Dr Lucas Cottini (R3), Drª Roberta Nicodemos (R3), Dr Matthew Weinger (Anestesiologista da Universidade de Vanderbilt - EUA) e Drª Simone Soares Leite.

Equipe do HUCFF participa de Congresso sobre stress

congresso stress

A equipe do Projeto anti-stress do HUCFF participou do 14º Congresso de Stress da ISMA (International Management Association), em Porto Alegre (RS). O projeto tem autoria de Izabel Gondim e co-autoria de Sandra Batista, membros do Serviço de Treinamento e Desenvolvimento da Divisão de Recursos Humanos do HUCFF. O tema do pôster apresentado foi "Saúde e stress do trabalhador na qualidade de vida". Entre os assuntos debatido no Congresso, estão as condições de trabalho no serviço público, resiliência, stress, responsabilidade social e sustentabilidade. O congresso aconteceu no Centro de Eventos Plaza São Rafael, entre os dias 2 e 5 de junho.

congresso anti stress
Sandra Batista
assistente social do DRH/HUCFF
congresso anti stress 1
 Izabel Gondim, fonoaudióloga do DRH/HUCFF
e Ana Maria Rossi, presidente do Congresso

Semana de Enfermagem 2014

Nos dias 22 e 23 de maio aconteceu a Semana de Enfermagem 2014, que debateu o protagonismo da categoria no processo de cuidar e na segurança do paciente.
O diretor geral do HUCFF, professor Eduardo Côrtes, abriu a sessão falando de seu compromisso em recuperar o hospital e torná-lo de referência novamente. "Para ser padrão de ensino, temos que ampliar o número de leitos. Minha mensagem é de otimismo, estamos trabalhando para organizar a farmácia, o almoxarifado, licitações, financeiro. Espero que a Semana de Enfermagem seja proveitosa para todos", desejou Côrtes.
À mesa de abertura, a diretora da Divisão de Enfermagem (DEN), Cecília Bosa, estava acompanhada da professora Maria Antonieta - representando o magnífico Reitor da UFRJ -, professora Fernanda Mello (Instituto de Doenças do Tórax – IDT), professora Neide Aparecida (Escola de Enfermagem Anna Nery – EEAN/UFRJ) e da enfermeira Denise Tomazia (DEN).
No primeiro dia do evento, os advogados Alex de Souza e Patrícia Vairão elucidaram questões sobre direitos e deveres do servidor público, além das implicações legais no exercício da enfermagem. Professores e enfermeiros abordaram o cuidado com paciente na internação clínica e cirúrgica. A segurança do paciente foi o principal tema do segundo dia de evento.
Durante toda a semana aconteceu na portaria principal, a 14ª Mostra Científica e Cultural da Divisão de Enfermagem (DEN).

Semana da Enfermagem 2014 006

Enfª Denise Tomazia, Enfª Cecília Bosa, Profª Maria Antonieta, Prof Eduardo Côrtes, Profª Fernanda Mello e Profª Neide Aparecida.

Semana da Enfermagem 2014 011Mesa de abertura da Semana da Enfermagem 2014.

Semana da Enfermagem 2014 001Auditório Halley Pacheco (HUCFF/UFRJ)

Semana da Enfermagem 2014 024Enfª Sônia Peçanha, Drª Patrícia Vairão e Dr Alex de Souza.

Semana da Enfermagem 2014 008Semana da Enfermagem 2014

Semana da Enfermagem 2014 021O tema da Semana de Enfermagem 2014 é "O protagonismo da enfermagem no processo de cuidar e na segurança do paciente".