Direção do HUCFF homenageia funcionárias que estão se aposentando

Nesta sexta-feira (3), duas servidoras do Hospital que estão se aposentando receberam homenagem do diretor, Profº Eduardo Côrtes, pelos anos de serviços prestados.

A enfermeira Esther Francisca da Silva se despede do HUCFF após 38 anos de dedicação e cuidados dos pacientes, 30 deles, trabalhando no setor de doenças infecciosas. “É uma vida. Mesmo diante das dificuldades, tive a sorte de trabalhar com uma equipe maravilhosa por anos”, destacou Esther.

IMG 4175 para o site

O Prof. Eduardo Côrtes parabenizou Esther dizendo que a profissional é um exemplo a ser seguido pelas novas gerações de enfermeiras: “Desejo a quem está começando nessa profissão que a emoção e amor aos cuidados com os pacientes nunca sejam perdidos”, completou.

Após 30 anos de serviços prestados ao Serviço de Ginecologia do HUCCF, a profª Juraci Ghiaroni se aposenta e celebra o legado deixado ao ensino da área. “Minha história com a UFRJ e HUCFF tem 39 anos. Me formei, fiz residência e dediquei três décadas de serviços aqui”, comemora.

IMG 4187 para o site

O diretor do HUCFF parabenizou a carreira da Profª Juraci e o trabalho realizado com os futuros ginecologistas. “A instituição tem muito a agradecer aos profissionais que se doam ao serviço e às gerações de alunos que são treinados aqui”, disse.

Diretora da Divisão Médica do HUCFF comemora aniversário

A Diretora da Divisão Médica e diretora-geral substituta do HUCFF, Drª Miriam Maia, foi homenageada com uma confraternização pelo dia de seu aniversário.

confraternização

Homenagem ao centenário do professor Clementino Fraga Filho

O professr Clementino Fraga Filho, que por decisão unânime do Conselho Univeristário nomeia o Hospital do Fundão faria 100 anos no último dia 11 agosto. Em sua trajetória, foram mais de 50 anos de dedicação à UFRJ, como professor, administrador e médico. Foi também o primeiro diretor do Hospital, em 1978, exercendo o cargo até 1985.

Se tornou professor assitente, depois livre-docente e catedrático. Após a aposentadoria de professor titular, em 1986, foi eleito professor emérito da UFRJ. Também recebeu a medalha de ouro por 50 anos de serviços prestados à UFRJ. Apaixonado pela clínica médica, atendia os pacientes mesmo após se aposentar.

Membro efetivo e honorário de muitas instituições estrangeiras, como a Societé Médicale des Hôpitaux de Paris, American Gastroenterological Association, International Association for the Study of the Liver, Academia Nacional de Medicina de Buenos Aires, entre outras. Além disso, recebeu o prêmio Alfred Jurzikowsky, da Academia Nacional de Medicina, por sua obra educacional.

COMEIP ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS SOBRE FERIDAS E CUIDADOS COM A PELE

Estão abertas as inscrições para o “VI Fórum de Prática Baseada em Evidências em Feridas no HUCFF” e para o “V Seminário da COMEIP de Atualização em Cuidados com a Pele”. Os eventos acontecem nos dias 21 e 22 de setembro, das 8h às 13h, no auditório Halley Pacheco, localizado no 8º andar. Os interessados devem enviar e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , informando: nome do evento que desejam participar, nome completo, cargo ou função, local onde trabalha e, em caso de ser funcionário da UFRJ, se é servidor, extraquadro ou tercerizado. Os servidores devem ainda informar o SIAPE.

Pede-se ainda a contribuição de uma lata de leite que será doada para o projeto Associação Saúde Criança Recomeçar – IPPMG.

Grupo do HUCFF discute tratamento da hanseníase em Brasília

hanseniase-brasil-livre-evento-padronizacao2Profissionais do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) participaram do treinamento para a execução do “Projeto Abordagens Inovadoras para intensificar esforços para um Brasil livre da Hanseníase”, desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). O evento aconteceu em Brasília, nos dias 10 e 11 de agosto, e reuniu os maiores profissionais da área do país. O objetivo do projeto é reduzir a doença em 20 municípios de seis estados endêmicos em número de casos da doença.

Entre as pessoas que participaram do evento está a assistente social Elen Regina de Oliveira. Para ela, é um reconhecimento e uma honra participar desse grupo. “Será possível contribuir para identificar a demanda oculta de pessoas acometidas pela hanseníase, descobrindo precocemente novos caos, levando conhecimento adequado sobre tratamento e cura da doença para a população”, explicou.

O grupo que participou da reunião em Brasília é integrante da linha de pesquisa “Evidência clínica e organizacional, modelos assistenciais, educacionais e avaliação da qualidade em atenção primária à saúde”. O evento é ainda parte dos requisitos necessários para a obtenção do título de Mestre em Ciências, do Programa de pós-graduação da Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFRJ, coordenada pela professora Maria Kátia Gomes. Participaram os residentes Ana Paula Frade, Bruna Melhoranse e Eduardo Falcão, o mestrando Igor Balassiano, a assistente social Elen Regina de Oliveira e as fisioterapeutas Silvana Miranda, Maria Kennedy e Catarina Mabel Moreira.

Crédito da foto: Organização Pan-Americana de Saúde