Jornada carioca de Estomaterapia

IMG 12790000No mês de junho, o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), teve a honra de realizar a V Jornada Carioca de Estomaterapia com o objetivo de divulgar as atividades de Estomaterapia e proporcionar alguns esclarecimentos sobre as principais doenças que acometem a ostomia, entre elas, o câncer de bexiga e, além disso, algumas técnicas cirúrgicas na confecção das derivações urinárias. O evento aconteceu no auditório Halley Pacheco e contou com a participação de mais de 100 pessoas, entre elas, enfermeiros, técnicos, estudantes de enfermagem e diversos profissionais da área de saúde.

Segurança do Paciente no foco da Clínica Médica

Enfermagem da clínica médica

O Serviço de Enfermagem da Clínica Médica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) promoveu, na manhã da última quinta-feira (21), uma reunião de conscientização e divulgação da proposta anual do Núcleo de Segurança do Paciente. Na dinâmica atividade, pacientes e acompanhantes foram orientados sobre alguns problemas por meio de material impresso educativo sobre doenças como a úlcera.
Participaram do evento, Núcleo de Segurança do Paciente, Coordenação de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Gerência de Risco, Coordenação de Educação Permanente (COEP), Comissão de Métodos Relacionados à Integridade da Pele (COMEIP), Divisão De Enfermagem, Clínica Médica e Comissão de Direitos dos Pacientes. O evento aconteceu na Sala de Humanização, no 9º andar e foi mais uma conquista para os participantes.

Segurança do Paciente no foco da Clínica Médica (2)

Enfermagem da clínica médica

Semana de Enfermagem no Hospital da UFRJ

Semana de Enfermagem 2015

Comemorado em 12 de maio no país, o Dia da Enfermagem marca a importância e o reconhecimento deste profissional de saúde para a população. Nesta semana, o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) recebeu cerca de 180 pessoas, entre enfermeiros, técnicos, auxiliares, discentes e docentes de enfermagem e demais profissionais da área de saúde para apresentação do tema "Liderança e Comunicação em Enfermagem: A garantia da qualidade no SUS e estratégias de enfrentamento no HUCFF".

O evento, que contou com a participação da deputada estadual enfermeira Rejane, Nébia Maria de Almeida- UNIRIO, Maria Luiza - Escola Ana Nery, Francisco de Assis- Sintufrj, Maria Antonieta Tyrell-COREN RJ, Neide Maria dos Santos- ABEN e Maria Cecília Bosa- HUCFF, teve como principal objetivo motivar o profissional de enfermagem e qualificá-lo para melhor cuidar da comunidade como um todo.

De acordo com a diretora de Divisão de Enfermagem da unidade hospitalar, Maria Cecília Bosa, o evento foi maravilhoso e costuma ser um marco no território nacional, pois é importante deixar registrado o reconhecimento profissional. Além disso, os profissionais também podem ser homenageados e participar de palestras que vão melhorar o desempenho através de uma educação contínua e permanente.

Para os profissionais de saúde, no entanto, a abordagem do tema é uma importante ferramenta por colocar a Divisão de Enfermagem e o Hospital Universitário em ênfase no meio acadêmico e hospitalar enquanto uma instituição comprometida com o ensino, pesquisa e assistência.

Para fechar o evento com chave de ouro, cerca de 80 funcionários foram indicados pelas chefias dos serviços para receber homenagem da Câmara dos Deputados Estaduais em função do bom desempenho e serviços prestados à comunidade e, além disso, os profissionais aposentados e mãe de Ana Maria (In Memoriam) também foram prestigiados e receberam o carinho de todos os presentes. O evento foi encerrado por volta das 16h com coquetel e bolo comemorativo para 200 pessoas pelo Dia da Enfermagem.

CTI em obras

ctiO Centro de Terapia Intensiva (CTI) trata-se de uma unidade voltada para pacientes que necessitam de cuidados e tratamento intensivos para atingir a recuperação e, por isso, o local está entre as principais intervenções previstas nessa primeira etapa de reformas que conta com a ampliação de 12 para 19 leitos. No local está sendo realizada pintura, troca da rede de gases para leitos e troca de divisórias de Box, adequação dos dutos de ar-condicionado, revisão da rede elétrica, substituição das redes de gases medicinais, entre outros.

A unidade, que está passando por obras de reparos emergenciais em diversos serviços, conta com melhorias em locais como o Serviço de Psiquiatria, Enfermaria do 10º andar, ampliação do Serviço de Fisioterapia e Medicina Física, na Triagem, no telhado do hospital, na residência médica, no Centro Cirúrgico, entre outros.

Em outros locais, as obras estão em processo de finalização, como em parte do CTI, a enfermaria do 11º andar e os sanitários dos ambulatórios. Com a ampliação, o CTI ganhou mais quatro novos leitos nessa semana,o que significa uma grande conquista para a unidade. Além disso, é válido ressaltar que o CTI A já foi reestruturado e ocupado e o CTI C juntamente com a recepção estão passando por reformas para garantir melhor atendimento.