VI Jornada de Nutrição Clínica do HUCFF - 2018

VI Jornada de Nutrição Clínica do HUCFF


*submissão de trabalho científicos até 05/09 (quarta-feira)

Data: 28 de Setembro de 2018
Hora: 08h30
Local: CCS - Bloco K  - Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão)
Inscrição neste link.
Levar 1 lata de suplemento alimentar no dia do evento. 
Os suplementos serão doados para pacientes ambulatoriais.
Veja a programação abaixo.


IMG-20180822-WA0041 1

Inteligência Artificial: Departamento de Fisioterapia discute o futuro da saúde

unnamedA aplicação da Inteligência Artificial (IA) está revolucionando o setor de saúde e tem potencial para resolver problemáticas da relação médico-paciente para o diagnóstico e plano terapêutico e, também, no que se refere à indústria farmacêutica. O grupo de pesquisa em avaliação e reabilitação cardiorrespiratória (GECARE) da Faculdade de Medicina da UFRJ teve o prazer de receber o Dr Olivier Traina* (foto) para uma palestra sobre “o impacto da IA na saúde”.
O evento aconteceu no último dia 8 de agosto com a presença de professores e alunos dos cursos da Faculdade de Medicina, da Residência Médica e Interdisciplinar do HUCFF e, também, da Educação Física. Por meio de uma abordagem didática e prática, compartilhando exemplos reais, o Dr Traina promoveu uma discussão entusiasta sobre o futuro da saúde, as aplicações em saúde pública e os aspectos éticos da IA. Para o professor do Departamento de Fisioterapia, Michel Reis, debater sobre inteligência artificial em saúde é sempre necessário para que os profissionais de saúde em formação desenvolvam o senso crítico. "É importante avaliar as potenciais contribuições dessa ferramenta sem desconsiderar as implicações éticas nos diferentes contextos do cuidado em saúde", completa Michel.

*Olivier Traina é graduado em Medicina Veterinária pela Escola de Veterinária de Lyon (FR) e especialista em Inteligência Artificial pela Universidade de Columbia (EUA) e também em marketing estratégico pela Universidade de Cornell (EUA). Consultor e palestrante internacional, está atualmente promovendo um ciclo de eventos no Brasil sobre a Inteligência Artificial na saúde.

ProHArt representa o HUCFF e ganha prêmios

Médicos e professores do Programa de Hipertensão Arterial (ProHArt), vinculado ao Serviço de Clínica Médica do HUCFF, participaram de dois Congressos no mês de abril. A professora Elizabeth Muxfeldt falou sobre Hipertensão Resistente em sua conferência “La Actualidad em Hipertensión Resistente” no Congresso Argentino de Hipertensão, que aconteceu entre os dias 12 e 14, em Buenos Aires.
Já no 35º Congresso da SOCERJ, que aconteceu no Rio de Janeiro, entre os dias 11 e 13 de abril, o aluno Bruno Dussoni recebeu o prêmio de 3º lugar da Iniciação Científica e o Dr Arthur Cortez foi premiado pelo 2º lugar em pesquisa clínica.
_______________________
O Programa de Hipertensão Arterial (ProHArt), foi criado em abril 1999, a partir de uma demanda da Secretaria Municipal de Saúde para atendimento ao hipertenso grave. Instalado no SME 3º andar, trata-se de um Programa que reúne assistência ambulatorial, pesquisa clínica, ensino de graduação (iniciação científica) e pós-graduação (residência médica, mestrados e doutorado).
O público-alvo são os pacientes portadores de hipertensão arterial resistente que necessitam de uma abordagem diagnóstica e terapêutica diferenciada.

Fotos: (01) Professora Elizabeth Muxfeldt, (02) Bruno Dussoni, (03)Dr Arthur Cortez, (04) Dr Christian Nejm Roderjan concorrendo ao melhor trabalho de pesquisa clínica, (05) Poster Dr. Bernardo Chedier e (06) Poster Drª Aline Hollanda.

prohart  2prohart  1prohart  7prohart  4prohart  5prohart  6

Direção do HUCFF homenageia funcionárias que estão se aposentando

Nesta sexta-feira (3), duas servidoras do Hospital que estão se aposentando receberam homenagem do diretor, Profº Eduardo Côrtes, pelos anos de serviços prestados.

A enfermeira Esther Francisca da Silva se despede do HUCFF após 38 anos de dedicação e cuidados dos pacientes, 30 deles, trabalhando no setor de doenças infecciosas. “É uma vida. Mesmo diante das dificuldades, tive a sorte de trabalhar com uma equipe maravilhosa por anos”, destacou Esther.

IMG 4175 para o site

O Prof. Eduardo Côrtes parabenizou Esther dizendo que a profissional é um exemplo a ser seguido pelas novas gerações de enfermeiras: “Desejo a quem está começando nessa profissão que a emoção e amor aos cuidados com os pacientes nunca sejam perdidos”, completou.

Após 30 anos de serviços prestados ao Serviço de Ginecologia do HUCCF, a profª Juraci Ghiaroni se aposenta e celebra o legado deixado ao ensino da área. “Minha história com a UFRJ e HUCFF tem 39 anos. Me formei, fiz residência e dediquei três décadas de serviços aqui”, comemora.

IMG 4187 para o site

O diretor do HUCFF parabenizou a carreira da Profª Juraci e o trabalho realizado com os futuros ginecologistas. “A instituição tem muito a agradecer aos profissionais que se doam ao serviço e às gerações de alunos que são treinados aqui”, disse.

Diretora da Divisão Médica do HUCFF comemora aniversário

A Diretora da Divisão Médica e diretora-geral substituta do HUCFF, Drª Miriam Maia, foi homenageada com uma confraternização pelo dia de seu aniversário.

confraternização

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.