Ministério da Saúde grava reunião da CDP

CDP  5Na última terça-feira (22.07) representantes do Ministério da Saúde, em visita ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), gravaram a reunião quinzenal da Comissão de Direitos do Paciente (CDP) e entrevistaram o diretor geral, Eduardo Côrtes, com a finalidade de conhecer as principais demandas da instituição e a metodologia de trabalho da CDP.
A visita faz parte de projeto - resultado de uma iniciativa da Câmara Técnica de Humanização do Rio de Janeiro - que integra ações relacionadas à humanização. O objetivo é que o vídeo seja reproduzido e contribua na formação e reflexão de profissionais de saúde. O HUCFF foi o único hospital universitário a participar do projeto que reúne outros Hospitais Federais.
O vídeo integra experiências de acolhimento, classificação de risco e participação do usuário. No conjunto das unidades selecionadas, o HUCFF foi o único hospital de ensino selecionado. "O diferencial foi a inovação e pioneirismo na criação, constância e fortalecimento no espaço de participação do cidadão, tendo a CDP como cenário coletivo", esclareceu a assistente social, Conceição Buarque, Coordenadora da CDP. Durante a entrevista o diretor falou da necessidade do paciente do SUS ter o melhor atendimento e assistência. "Queremos que aqui nossos pacientes tenham os melhores remédios e equipamentos. A Comissão traz aos usuários conhecimento sobre seus direitos e isso é importante pois, o melhor que podemos fazer por eles é o acolhimento", destacou Eduardo. A Comissão de Direitos do Paciente trabalha no monitoramento sistemático da atenção ao paciente, primando pela qualidade no atendimento.

Nova sala para pequenos procedimentos no SME

Sala SME 10x15

A Direção Geral do HUCFF reativou uma sala de pequenos procedimentos no Serviço de Métodos Especiais (SME) do 3º andar. Após uma reforma na parte elétrica, refrigeração, forro, implantação na rede de gases e colocação de cilindro de gás anestésico, a sala foi utilizada, pela primeira vez, hoje (03/07), pelo Serviço de Otorrinolaringologia.
De acordo com a Divisão de Engenharia, a obra foi concluída com recursos próprios do hospital, sem a necessidade de contratação de empresa terceirizada para tal finalidade. Com a nova sala, pequenos procedimentos podem ser realizados no mesmo andar que os exames de métodos especiais, não sendo necessário subir para o centro cirúrgico - 12º andar - e ocupar uma sala que poderia receber transplantes ou cirurgias de grande porte.

Workshop de tratamento de feridas no HUCFF

COEP

Educação Permanente Profissional: I Workshop de Tratamento de Feridas da COMEIP

Programação:

  • Avaliação de Feridas – Meio Úmido Ideal
  • Absorção superior com Biatain
  • Tratamento de feridas - Coloplast
  • ExtriCare: Simplicidade na terapia de pressão negativa

Palestrantes: Equipe da Coloplast
Clientela: Equipe de Saúde (não é necessário se inscrever)
Dia: 26/06/2014 - quinta-feira
Local: Sala 05E31 – 12h às 12h45 
Informações: 3938-2543 - COEP
Apoio: COEP - Coordenação de Educação Permanente 

Professor de Yale visita Serviço de Anestesiologia

photo Albert AnestO Serviço de Anestesiologia do HUCFF recebeu, na última terça-feira (03.06), o professor e diretor do Departamento de Anestesiologia da Universidade de Yale, Albert C Perrino Jr.

Um dos autores do livro "A Practical Approach to Transesophageal Echocardiography" (Ecocardiografia Transesofágica - Uma abordagem prática), o professor Perrino estava de passagem pelo Brasil para participar do 11º Congresso Paulista de Anestesiologia (COPA) - que aconteceu entre os dias 29.05 e 01.06 - e aceitou o convite da equipe do HUCFF para conhecer o Serviço de Anestesiologia e apresentar aos Residentes um dos assuntos abordados em sua publicação: "Vasopressors: Is the juice worth the squeeze?". Cerca de 50 pessoas - entre médicos, residentes e professores - assistiram à aula.

Na foto - da esquerda para a direita - Dr Rodrigo Diaz, Drª Viviana Ugenti, Dr Albert Perrino, Dr Lucas Cottini (R3), Drª Roberta Nicodemos (R3), Dr Matthew Weinger (Anestesiologista da Universidade de Vanderbilt - EUA) e Drª Simone Soares Leite.

Equipe do HUCFF participa de Congresso sobre stress

congresso stress

A equipe do Projeto anti-stress do HUCFF participou do 14º Congresso de Stress da ISMA (International Management Association), em Porto Alegre (RS). O projeto tem autoria de Izabel Gondim e co-autoria de Sandra Batista, membros do Serviço de Treinamento e Desenvolvimento da Divisão de Recursos Humanos do HUCFF. O tema do pôster apresentado foi "Saúde e stress do trabalhador na qualidade de vida". Entre os assuntos debatido no Congresso, estão as condições de trabalho no serviço público, resiliência, stress, responsabilidade social e sustentabilidade. O congresso aconteceu no Centro de Eventos Plaza São Rafael, entre os dias 2 e 5 de junho.

congresso anti stress
Sandra Batista
assistente social do DRH/HUCFF
congresso anti stress 1
 Izabel Gondim, fonoaudióloga do DRH/HUCFF
e Ana Maria Rossi, presidente do Congresso

 

 

 

  

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.