Serviço de Neurocirurgia se reorganiza e aumenta produção

Neurocirurgia Equipe

O Serviço de Neurocirurgia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) é referência em tratar patologias da coluna vertebral, tumores e doenças vasculares. De janeiro a novembro deste ano foram realizados 160 procedimentos cirúrgicos, ultrapassando os números dos últimos dois anos.
Para o próximo ano a meta é realizar 250 cirurgias, para isso o Serviço de Neurocirurgia está se reestruturando e buscando soluções para corrigir os gargalos que dificultam o crescimento e a qualidade da produção.
Dentre as prioridades estão a melhora nos indicadores, a otimização do atendimento ambulatorial, a liberação de vagas para novos pacientes, o redirecionamento de pacientes que não possuem patologias passíveis de tratamento neurocirúrgico, a redução do número de cirurgias canceladas, a estratificação criteriosa dos pacientes a serem operados e a avaliação de todas as etapas que precedem e sucedem as intervenções cirúrgicas.
Uma série de medidas vem sendo tomadas para o bom funcionamento do Serviço como pregões para os materiais específicos da neurocirurgia, renovação e elaboração dos contratos de manutenção dos equipamentos e planejamento rigoroso dos procedimentos e risco cirúrgico, estas são as principais ações do novo chefe de Serviço de Neurocirurgia, Dr. Carlos Lima, que assumiu em maio. Segundo ele as principais dificuldades estão no número reduzido de leitos, na falta de vagas no CTI e no agendamento de exames pré-operatórios.
Em agosto, foi realizado o reparo do neuronavegador e do sistema de transmissão de imagem do microscópio. Estas ações são estimuladas e apoiadas pela direção do hospital, e isso tem sido fundamental para a execução dos projetos. "O objetivo é voltar à meta anual de 250 procedimentos e potencializar o Serviço de Neurocirurgia, realizando um trabalho de excelência e atraindo os estudantes para a especialidade, através da divulgação dos nossos indicadores", explica o chefe do Serviço de Neurocirurgia e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, da Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Patologia da Coluna Vertebral
A Residência Médica em neurocirurgia é o curso mais longo do Programa de Residência, com duração de cinco anos, sendo o primeiro exclusivamente de neurologia. O HUCFF possui quatro residentes que atuam todos os dias diretamente com os pacientes. Os staffs do Serviço estão em constante atualização, participando de eventos e congressos dentro e fora do país. O Serviço tem apoiado e trabalhado para atrair jovens interessados na especialidade e em projetos que envolvam o serviço de neurocirurgia.
O Serviço possui uma setorização, onde cada profissional se dedica mais a uma determinada patologia, isso confere expertise aos profissionais, mais segurança para o paciente e impacto no resultado final.

HUCFF não para e os pacientes agradecem

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) informa que na próxima sexta-feira (21/11), um dia após o feriado da Consciência Negra, haverá expediente normal para todos os serviços.
O HUCFF se diferencia das demais unidades da UFRJ por prestar serviços de saúde essenciais à vida de milhares de pessoas. Todos os profissionais do hospital servem a área de saúde e, emendar o feriado provoca uma interferência no atendimento, o que acarreta em prejuízos para a saúde da população. A paralisação ocasiona também o aumento das filas, atraso nos exames pré-cirúrgicos e prolongamento do período de internação. Em apenas um dia o HUCFF realiza cerca de 4900 exames laboratoriais, 1200 consultas no ambulatório, 30 cirurgias, 350 exames de sangue e centenas de exames de imagem.
O HUCFF conta com a colaboração de todos para desenvolver a missão de proporcionar saúde de alta complexidade e atendimento de qualidade. Por este motivo, os setores administrativos, secretarias e divisões de apoio devem prestar atendimento até 17h para dar suporte aos serviços médicos, de enfermagem, ambulatórios, centro cirúrgico e laboratórios.

O HUCCF conta com você para fazer a diferença na vida dos pacientes!

HUCFF economiza mais de meio milhão em pregão eletrônico

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), por meio da Comissão Permanente de Licitação, com o apoio do diretor geral, Eduardo Côrtes realizou neste mês de novembro, 12 pregões de obras e serviços de engenharia e economizou cerca de R$ 650 mil. A modalidade de pregão eletrônico, que foi realizada pelo sistema Comprasnet com o objetivo de obter contratos econômicos e eficientes para a reestruturação do hospital de ensino e de alta complexidade, contou com o apoio do coordenador administrativo Marcos Maldonado, engenheiros, arquitetos e técnicos da Divisão de Engenharia e de todos os funcionários representantes da Comissão Permanente de Licitação com liderança de Eli Oliveira de Salles e Liane Lobo Monteiro Martins, em conjunto com os pregoeiros Marco Antônio e Nelson Peruchetti.
O pregão eletrônico trata-se de uma modalidade licitatória para realizar contratos de bens e serviços, visando aumentar a quantidade de fornecedores e reduzir os preços. Os documentos requisitados nos editais do Pregão Eletrônico foram organizados pela CPL com aproximadamente um mês de antecedência.  O apoio da coordenação administrativa foi fundamental para dar celeridade aos processos e aprovação pela Procuradoria Federal da UFRJ, que avaliou e aprovou os editais.
A Comissão de Licitação Permantente acredita que as obras vão melhorar a infraestrutura, resgatar a credibilidade e a esperança em todos aqueles que dependem do HUCFF, beneficiando um número significativo de pessoas, com o aumento de leitos ativos. Já o diretor da unidade hospitalar, Eduardo Côrtes, enfatiza que a economia de meio milhão na realização dos pregões ainda é pouca se comparada ao que o HUCFF precisa para reestruturar todo o prédio, ou seja, um valor estimado em R$ 150 milhões.
Entre as licitações realizadas na modalidade do pregão eletrônico estão as reformas da recepção, espera, sanitários e outros do CTI, recuperação do teto da triagem, da unidade de psiquiatria, do Serviço de Medicina Física e Reabilitação, da Enfermaria do 11º andar, dos sanitários do Ambulatório, Centro Cirúrgico, telhado do 13º andar, rede de água quente e fria da Residência Médica, Medicina Nuclear e pintura da fachada externa do bloco F. Estão agendados para este mês duas concorrências para as obras do contraventamento e da base do tanque de nitrogênio.

Sobre o pregão eletrônico

O pregão eletrônico realizado no portal Comprasnet é regulamentado pelo Decreto nº 5.450, de 31 de maio de 2005. A modalidade traz diversas vantagens para a administração, dentre as quais destacam-se a transparência, a economia e a redução de custos operacionais. Além disso, a modalidade permite o acompanhamento de sua realização pela sociedade, traz mais competitividade e segurança aos fornecedores e democratiza o acesso às compras governamentais pelas empresas.

Daniely Salles

Campanha de Prevenção de Úlceras de Pressão

COMEIP

Nos dias 17, 18 e 19 de novembro, a COMEIP (Comissão de Métodos Relacionados à Integridade da Pele) em parceria com a COEP (Coordenação de Educação Permanente), a Escola de Enfermagem Anna Nery e a Residência Multiprofissional promovem a Campanha de Prevenção de Úlceras de Pressão (UPP).
Nestes dias haverá diversas ações no HUCFF, como oficinas, panfletagens, pôsteres, faixas e outras atividades relacionadas à educação sobre a UPP (úlcera por pressão). Nos dias 17 e 18, uma oficina vai abordar a Segurança do Paciente e Prevenção de UPP, no auditório Halley Pacheco, às 11h. No dia 19, a oficina vai abordar o reposicionamento, transferência e mudança de decúbito de paciente, na sala 5E31. Estas oficinas tem vagas limitadas e inscrições na hora. 
O objetivo da campanha é orientar e conscientizar sobre a úlcera por pressão, além de dar recomendações sobre medidas de prevenção. Os profissionais do hospital serão informados sobre as orientações com base em conceitos científicos e medidas baseadas em evidencias. Familiares e cuidadores receberão orientações sobre os mesmos conceitos, mas com linguagem mais acessível.

Residência Médica recebe mais de 3 mil candidatos para concurso

Residência Médica 2015 157

A Coordenação de Atividades Educacionais (CAE), órgão assessor da Direção Geral do HUCFF, organizou por mais um ano o processo de seleção de Residência Médica da UFRJ, que ocorreu neste domingo (2).

A prova, para 3271 candidatos, foi aplicada em 88 salas do Centro de Tecnologia (CT/UFRJ), e é extensiva aos interessados em residências das unidades hospitalares da UFRJ, do Hospital Central da Aeronáutica (HCA), Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), Casa Gerontológica de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes (CGABEG) e Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF).

O concurso de Residência Médica UFRJ é um dos mais tradicionais e concorridos do país e recebe candidatos de diversos estados. O processo seletivo é realizado inteiramente na CAE, inclusive a elaboração das provas, emissão e leitura dos cartões-resposta. No dia da prova, aproximadamente 350 pessoas fiscalizaram e auxiliaram os candidatos.

O exame transcorreu sem contratempos, os candidatos começaram a chegar às 7h e a prova teve início às 9h. A segurança do concurso, o transporte da prova e dos cartões-resposta, a entrada e alocação de candidatos e a distribuição deles pelos oito blocos do CT ficou a cargo da coordenadora administrativa do concurso, Regina Gondin e sua equipe, formada por funcionários técnicos administrativos e prestadores de serviço da UFRJ de diferentes áreas.

A Residência constitui modalidade de ensino de pós-graduação, caracterizada por treinamento em serviço, sob orientação de profissionais de elevada qualificação ética e profissional.

Concurso de Residência Multiprofissional
No domingo, dia 16/11, acontece o concurso de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde que este ano teve 527 inscritos para as 85 vagas nas áreas de enfermagem, psicologia, fisioterapia, farmácia, nutrição, serviço social, terapia ocupacional e odontologia.

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.