Direção do HUCFF homenageia funcionárias que estão se aposentando

Nesta sexta-feira (3), duas servidoras do Hospital que estão se aposentando receberam homenagem do diretor, Profº Eduardo Côrtes, pelos anos de serviços prestados.

A enfermeira Esther Francisca da Silva se despede do HUCFF após 38 anos de dedicação e cuidados dos pacientes, 30 deles, trabalhando no setor de doenças infecciosas. “É uma vida. Mesmo diante das dificuldades, tive a sorte de trabalhar com uma equipe maravilhosa por anos”, destacou Esther.

IMG 4175 para o site

O Prof. Eduardo Côrtes parabenizou Esther dizendo que a profissional é um exemplo a ser seguido pelas novas gerações de enfermeiras: “Desejo a quem está começando nessa profissão que a emoção e amor aos cuidados com os pacientes nunca sejam perdidos”, completou.

Após 30 anos de serviços prestados ao Serviço de Ginecologia do HUCCF, a profª Juraci Ghiaroni se aposenta e celebra o legado deixado ao ensino da área. “Minha história com a UFRJ e HUCFF tem 39 anos. Me formei, fiz residência e dediquei três décadas de serviços aqui”, comemora.

IMG 4187 para o site

O diretor do HUCFF parabenizou a carreira da Profª Juraci e o trabalho realizado com os futuros ginecologistas. “A instituição tem muito a agradecer aos profissionais que se doam ao serviço e às gerações de alunos que são treinados aqui”, disse.

Diretora da Divisão Médica do HUCFF comemora aniversário

A Diretora da Divisão Médica e diretora-geral substituta do HUCFF, Drª Miriam Maia, foi homenageada com uma confraternização pelo dia de seu aniversário.

confraternização

Diretor geral do HUCFF prestigia cerimônia em homenagem ao SINFITO-RJ

O Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais no Estado do Rio de Janeiro (SINFITO-RJ) recebeu, no último dia 20, a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, considerada a principal homenagem que a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro presta a quem mais se destaca na sociedade brasileira ou internacional. O autor da honraria foi o vereador Edson Zanata. O presidente do SINFITO-RJ e fisioterapeuta do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Diego Torres, recebeu a homenagem e foi prestigiado pelo diretor-geral do HUCFF, Eduardo Côrtes.

IMG-20160628-WA0006

“Receber esta condecoração foi uma grande honra porque mostrou que conseguimos reerguer um sindicato que estava fechado até 2010. O trabalho e dedicação ao SINFITO-RJ só é possível graças ao apoio e parceira de pessoas sensíveis a nossa luta, como o Professor Eduardo Côrtes. Para os que estão ingressando na profissão, fica o estímulo e legado para que os mais jovens possam dar continuidade às conquistas”, afirmou Diego.

Para o diretor-geral do HUCFF, o empenho do Diego e equipe foi fundamental para o reerguimento do SINFITO-RJ. "O resultado desse esforço teve o reconhecimento da Câmara dos Vereadores e de todos nós. Esse Hospital orgulha-se em ter um dos seus realizando um trabalho tão sério e respeitável”, destacou Côrtes.

Além desta honraria, os diretores do SINFITO-RJ, Leonardo Fonseca, Nilton Rocha, Rafael Floriano e Vinícius Martins, receberam Moção de Louvor e Reconhecimento pelo trabalho desempenhado nos últimos anos.

Diego Torres é fisioterapeuta, mestre em Ciências da Saúde pela UFRJ e presidente do SINFITO-RJ. Atua no Serviço de Fisioterapia do HUCFF desde 2003, onde foi chefe do serviço entre 2006 e 2012.

HUCFF oferece tecnologia de ponta para neurocirurgias

Divulgação HUCFFPacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) tratados pelo Serviço de Neurocirurgia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), agora têm acesso ao mais moderno microscópio para cirurgias neurológicas de alta complexidade. A compra do equipamento, de origem alemã, foi possível graças à doação de senadores e deputados federais do Rio de Janeiro.

“Este equipamento é o mesmo utilizado nos melhores hospitais da Europa, dos Estados Unidos e do Brasil. A partir de agora, temos a oportunidade de oferecer tecnologia de ponta aos pacientes do SUS”, destaca Dr. Eduardo Côrtes, diretor do HUCFF.

Com o OPMI PENTERO 900, da alemã ZEISS, o cirurgião poderá ter a visualização de imagens com grande nitidez durante os procedimentos, tais como: retirada de tumores, aneurismas e malformações arteriovenosas cerebrais e medulares.
O novo microscópio permite, através de um sistema controlado com a boca, mudar sua posição de foco sem que o cirurgião precise retirar as mãos do campo operatório. O mecanismo de foco é automático e preciso, dispensando intervenção do cirurgião para ajuste. O aparelho dispõe ainda de uma câmera de vídeo digital integrada para a documentação dos procedimentos.
Outro importante diferencial do microscópio é que ele possui interface com outros equipamentos, como neuronavegador, o que torna possível a utilização de diferentes tecnologias em uma mesma cirurgia.

“Com esta tecnologia é possível avaliar, em tempo real, a efetividade do procedimento que está sendo analisado. Esse microscópio aumenta de forma expressiva a nitidez do campo cirúrgico, o que eleva o índice de sucesso da cirurgia, que é feita com mais agilidade e rapidez”, afirma Dr. Carlos Lima, Chefe da Neurocirurgia do HUCFF.
Com a aquisição do microscópio cirúrgico, a qualidade dos serviços oferecidos aos pacientes que precisam passar por cirurgias neurológicas no HUCFF será ampliada.

Semana do Coração na HUCFF dá dicas de como ter uma vida mais saudável

Semana do coracao reduzidaAlertar a população dos fatores de risco cardiovasculares e ajudá-la a ter uma vida mais saudável foi o objetivo da Semana do Coração, realizado entre os dias 22 e 24, na portaria principal do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF). Entre as atividades desenvolvidas pelo grupo multidisciplinar, composto por residentes da fonoaudiologia, psicologia, nutrição, serviço social e fisioterapia, estavam orientações de educação nutricional, medição da pressão e avaliação do peso e do índice de massa corporal (IMC). A média diária de pessoas atendidas, entre funcionários da instituição, pacientes e seus familiares, foi de 70.

Segundo a organizadora do evento e coordenadora do Centro de Pesquisa em Extensão em Nutrição da Clínica do HUCFF, Glorimar Rosa, o desconhecimento nutricional dos alimentos é o principal obstáculo para o controle dos fatores de risco cardiovasculares. “A maior dificuldade que percebemos é na hora de ler o rótulo e entender a composição dos alimentos industrializados. O sódio, por exemplo, que, infelizmente, ainda é usado como conservante por ser barato, é extremamente danoso à saúde e seu consumo excessivo uma das principais causas da hipertensão”, avalia a nutricionista.

Ainda de acordo com a especialista, além do sódio, outro grande vilão do coração é a gordura. “O que indicamos é que o indivíduo procure selecionar a boa gordura, encontrada nos laticínios magros, azeite extra-virgem ou no óleo de abacate, entre outros".

Conscientizar quem nunca teve hábitos saudáveis, no entanto, não é uma tarefa fácil: “A minoria das pessoas acaba mudando seus hábitos. No caso da hipertensão, por exemplo, a reeducação alimentar ajuda na redução de peso que, muitas vezes, já diminui o problema e descarta a necessidade de remédio para regular a pressão. Orientamos que é possível ter um coração saudável pela dieta, dando preferência aos alimentos in natura em vez dos industrializados. O preço que se paga por uma alimentação que potencialize esses fatores de risco cardiovasculares é muito caro”, resume a organizadora.

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.