Diga não ao tabaco

Dia Nacional do Tabaco

Rouparia do HUCFF recebe grande doação da Felimpe

rouparia

Na última semana, cerca de meia tonelada de roupa hospitalar foi doada ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF). A rouparia da instituição agora conta com mais dois mil lençóis, mil túnicas, trezentas camisolas, quatrocentos capotes, entre outros que vão contribuir muito com a unidade que apresentava baixo estoque de material deste porte.

A doação foi realizada por meio de uma ação voluntária da lavanderia Felimpe (empresa responsável pela limpeza e higienização das roupas hospitalares do HUCFF) como uma forma de contribuir com a unidade e retribuir à parceria dos serviços prestados. De acordo com Ivânia Ferreira, chefe do Serviço de Rouparia da unidade, a doação foi um grande avanço para o hospital, pois o serviço trabalhava há algum tempo com o material contado. “A doação desse material de qualidade vai garantir o abastecimento de anos para a rouparia da nossa unidade”, afirma Ivânia.

A Direção Geral do Hospital e a chefia do Serviço de Rouparia agradecem a equipe de lavanderia Felimpe pela ação voluntária e ressaltam a importância das roupas hospitalares em geral para a unidade já que são utilizadas em grande quantidade diariamente nos leitos.

O material está sendo entregue aos poucos para o Serviço, que conta com o apoio e colaboração de todos para a conservação do mesmo e devolução após o uso.

Nota de Falecimento

refinetti

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) lamenta o falecimento de um grande profissional da unidade hospitalar, o médico do Serviço de Cirurgia Geral, Ricardo Antonio Refinetti. O médico faleceu na última quinta (20) aos 70 anos e será lembrado pela amizade de todos como profissional desta instituição. A Direção do Hospital da UFRJ decreta luto de três dias na unidade e presta sua homenagem a ele por todo profissionalismo, preocupação e comprometimento com as causas da saúde. A cerimônia de cremação ocorreu nesta sexta (21), às 15h, no cemitério Memorial do Carmo, no Caju.

Nossas sinceras condolências aos familiares e amigos.

Eduardo Côrtes

Diretor Geral do HUCFF

Setor de Quimioterapia do Serviço de Farmácia recebe padronização da ANVISA

farmacia newsCom aproximadamente 39 m², o setor de Quimioterapia do Serviço de Farmácia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) entrou em reforma nesta semana. O setor é responsável preparação de quimioterápicos de pacientes internados e do ambulatório, análise técnica, recebimento a avaliação da prescrição médica, elaboração da etiqueta (segundo dados da prescrição), conferência da etiqueta, separação dos frascos e manipulação de medicamento, identificação e conferência do medicamento manipulado, acondicionamento na sala de conferência ou na geladeira, registro das doses em livro específico e dispensarão para o ambulatório e/ou posto de enfermagem.

De acordo com o Serviço de Engenharia da unidade, o espaço contava com uma estrutura antiga e está sendo reconstruído com base na adequação da padronização das normas RDC 50, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o que é uma grande conquista para os profissionais de saúde e pacientes da unidade hospitalar.

No local, será realizada a troca de piso, das portas, do forro do teto, dos armários, da lâmpada, pintura e mais alguns reparos que vão permitir a melhora da qualidade do atendimento à população.

Mutirão de Cirurgia atende pacientes com Câncer de Pele

mutiraodecirurgiaOs pacientes do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) que fazem tratamento contra o câncer de pele puderam participar de um Mutirão de Cirurgia na última semana. O Serviço de Cirurgia Plástica da unidade hospitalar participou da ação em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica-RJ (SBCP-RJ) na terça-feira (04), com o objetivo de atender e beneficiar a população carente desassistida de cirurgias graves reparadoras em pessoas diagnosticadas com qualquer tipo de tumor de pele.

Pesquisas realizadas pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), revelam que o câncer de pele é o tipo de tumor mais comum no Brasil e corresponde a cerca de 25% de todos os tumores malignos registrados no país. O mutirão de cirurgia beneficiou aproximadamente 200 operados de 14 hospitais do Rio de Janeiro, entre eles, o INCA, o HUCFF e o Hospital da Força Aérea do Galeão (HFAG).

Na ocasião, estiveram presentes para prestigiar a ação no HUCFF, João Medeiros (Presidente da SBCP- Regional Rio de Janeiro), Luciano Chaves (Secretário Geral da SBCP), Claudio Salun (Diretor de Ação Humanitária da SBCP), Pedro Martins (Presidente da Fundação IDEAH), Carlos Alberto Porchat (Cirurgião Plástico da unidade) e Beatriz Penedo ( Superintendente do HUCFF)

O paciente de oncologia da unidade hospitalar, Antônio Peixoto, de 80 anos, declara que o câncer de pele trouxe algumas lesões que comprometem a região do seu ouvido esquerdo, trazendo incômodo, dor, sangramento e irritação na pele. "O mutirão permitiu agilizar a finalização do excelente tratamento que venho recebendo neste hospital. Quero voltar a viver com mais conforto e voltar a dormir de lado sem sentir dor e tenho conseguido bons resultados", afirma o paciente que teve sua cirurgia realizada com sucesso.

De acordo com Nicia Colucci, chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do HUCFF é realizado todo mês aproximadamente 20 procedimentos de cirurgia plástica na unidade em pacientes diagnosticados com câncer. Somente na última terça, cinco pacientes com câncer de pele foram submetidos a uma cirurgia plástica no hospital.
"O hospital se empenhou em colaborar com a SBPC-RJ para acelerar o atendimento não só em cirurgias relacionadas ao tumor de pele, mas também em outras patologias, como a reconstrução da mama e fenda palatino-projeto sorriso", afirma Nícia.
Todas as cirurgias agendadas na unidade foram realizadas com sucesso e os pacientes já se encontram em tratamento e recuperação pós-operatórios.