Direção do HUCFF homenageia funcionárias que estão se aposentando

Nesta sexta-feira (3), duas servidoras do Hospital que estão se aposentando receberam homenagem do diretor, Profº Eduardo Côrtes, pelos anos de serviços prestados.

A enfermeira Esther Francisca da Silva se despede do HUCFF após 38 anos de dedicação e cuidados dos pacientes, 30 deles, trabalhando no setor de doenças infecciosas. “É uma vida. Mesmo diante das dificuldades, tive a sorte de trabalhar com uma equipe maravilhosa por anos”, destacou Esther.

IMG 4175 para o site

O Prof. Eduardo Côrtes parabenizou Esther dizendo que a profissional é um exemplo a ser seguido pelas novas gerações de enfermeiras: “Desejo a quem está começando nessa profissão que a emoção e amor aos cuidados com os pacientes nunca sejam perdidos”, completou.

Após 30 anos de serviços prestados ao Serviço de Ginecologia do HUCCF, a profª Juraci Ghiaroni se aposenta e celebra o legado deixado ao ensino da área. “Minha história com a UFRJ e HUCFF tem 39 anos. Me formei, fiz residência e dediquei três décadas de serviços aqui”, comemora.

IMG 4187 para o site

O diretor do HUCFF parabenizou a carreira da Profª Juraci e o trabalho realizado com os futuros ginecologistas. “A instituição tem muito a agradecer aos profissionais que se doam ao serviço e às gerações de alunos que são treinados aqui”, disse.

Diretora da Divisão Médica do HUCFF comemora aniversário

A Diretora da Divisão Médica e diretora-geral substituta do HUCFF, Drª Miriam Maia, foi homenageada com uma confraternização pelo dia de seu aniversário.

confraternização

Chefe da patologia recebe homenagem

Patologia reduzidaEm 5 de dezembro de 1973, o professor Augusto Tiaqui Abe recebia seu diploma de médico. Coincidentemente, 43 anos depois, 5 de dezembro também foi o dia que ele recebeu uma homenagem pelos serviços de Imunologia e Patologia Clínica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF). Na unidade desde sua implantação, em 1977, o imunologista, que está se aposentando, foi coordenador do laboratório de imunologia e, nos últimos dois anos, era chefe do serviço de patologia clínica. Para ele, o reconhecimento é “uma forma de homenagear meus antecessores, que sonharam e lutaram pela patologia e contribuíram para o seu crescimento dentro do HUCFF”.

Durante a homenagem, a chefe do serviço de imunologia, Solange Valle, falou não só do lado profissional, mas o lado afetivo do médico. “Além de dedicado e comprometido com o hospital, ele é amigo e querido de todos”, afirma. Já a atual chefe da patologia clínica, Maria Angélica Guimarães, citou o curso de capacitação para profissionais de laboratório que seu antecessor criou como uma iniciativa que ela pretende manter. “Cerca de 30 profissionais, entre médicos, biomédicos, farmacêuticos e biólogos participaram das aulas que foram de março a dezembro”, explica.

Apesar da aposentadoria, Augusto afirma que continua à disposição do HUCFF. “Vou me aposentar, mas ainda não me aposentei. Estou pronto para colaborar em prol da dignidade dos nossos pacientes”, disse, emocionado.

Curso de Especialização em Dermatologia

Estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Dermatologia. Serão oferecidas nove vagas e a duração das aulas é de três anos. Os interessados têm até o dia 12 para acessar o site e se informar sobre a especialização.

Abertas as inscrições para Curso de Aperfeiçoamento em Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva

Os interessados em participar da próxima turma do Curso de Aperfeiçoamento em Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva (Cage) já podem fazer sua inscrição. O curso Lato-Sensu de aperfeiçoamento teórico e prático é constituído por cinco módulos: Gastroenterologia Clinica, Endoscopia Digestiva Alta, Colonoscopia, Colangiopancreatografia Retrógrada, Ecoendoscopia. A duração é de cinco semestres (um módulo por semestre), com entradas semestrais. O aluno também poderá fazer a opção, conforme seu interesse, e cursar somente um módulo (Gastroenterologia Clinica) ou dois (Gastroenterologia Clinica + Endoscopia digestiva Alta, Gastroenterologia Clinica + colonoscopia, Gastroenterologia Clinica + CPRE, Gastroenterologia Clinica + Ecoendoscopia). O período das aulas é de 14 de março a 14 de julho. As inscrições ficam abertas até que a turma atinja 20 alunos. Mais informações pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone 3938-2326, com Lilian ou Carla.