HUCFF retoma cirurgia bariátrica

cirurgia baritricaHospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) retomou nos últimos meses a realização da cirurgia bariátrica. O procedimento cirúrgico, que estava suspenso há aproximadamente 3 anos no hospital, tem a finalidade de realizar o processo de redução do estômago e funciona como um tratamento para a obesidade mórbida, o que também pode contribuir para prevenção de doenças clínicas descompensadas, entre elas, hipertensão arterial, apneia do sono, diabetes e doenças cardiovasculares.

De acordo com o dr. Antônio Augusto Peixoto, coordenador e chefe de serviço de cirurgia geral do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), esse tipo de cirurgia é indicado para pacientes com o índice de massa corporal igual ou superior a 40, que são portadoras de obesidade mórbida e que não tenham obtido sucesso no emagrecimento por meio de outros tipos de tratamentos.

Cirurgia bariátrica
A cirurgia bariátrica é considerada um procedimento de alta complexidade que possui diferentes tipos, que geralmente, são escolhidos pelos médicos de acordo com cada caso. Além disso, é considerada um dos tratamentos mais efetivos no combate à obesidade no país e não costuma ser indicado aos pacientes idosos (acima de 70 anos) e aqueles que possuem graves problemas de saúde, como as doenças cardiovasculares.

Cuidados antes e depois da cirurgia
O sucesso da cirurgia bariátrica depende dos cuidados que o paciente deve ter antes e depois do procedimento. A preparação acontece entre 3 e 4 meses que antecede a cirurgia e envolve a realização de uma série de exames e consultas laboratoriais para acompanhamento do caso. Já no pós- operatório, recomenda-se ao paciente que fique internado durante o período de 3 dias para evitar complicações. Além disso, deve-se seguir as recomendações médicas, entre elas, a adoção de uma dieta restritiva e um estilo de vida mais saudável.

HUCFF realiza curso de aperfeiçoamento para fonoaudiólogos

Curso de fonoaudiologia

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho realizou o Curso de Aperfeiçoamento em Audiologia Educacional para os Fonoaudiólogos do Município e do Estado do Rio de Janeiro. As aulas tiveram como objetivo formar profissionais para atender os pacientes (contra referência) que realizaram cirurgia de implante coclear ou que receberam prótese auditiva pelo programa de Saúde Auditiva de Alta Complexidade do HUCFF. A turma foi formada por 40 fonoaudiólogos.

HUCFF realiza 1º Simpósio de Estomaterapia

Simpósio de Estomaterapia 24

Pacientes colostomizados e ileostomizados agora podem contar com o manual de orientações a familiares de pacientes, produzido pela enfermeira e estomaterapeuta Tania Lima, que teve lançamento no dia 25 de novembro, durante o I Simpósio de Estomaterapia do HUCFF.
Os manuais têm prefácio dos professores e proctologistas João Pupo Neto e Rosane Louzada Machado e possuem importantes recomendações ilustradas para pacientes que necessitam se submeter a uma ileostomia ou colostomia temporária ou definitiva.
O Simpósio abordou o desenvolvimento do câncer de intestino, as doenças inflamatórias intestinais, ostomias (colostomias, ileostomias, urostomias, gastrostomia e fístulas), feridas crônicas, como úlceras por pressão, úlceras de perna e feridas cirúrgicas.
Estiveram presentes na abertura do simpósio, o diretor geral do HUCFF, Prof Eduardo Côrtes, e a diretora da Divisão de Enfermagem, Cecília Bossa. O simpósio aconteceu no auditório Halley Pacheco e se estendeu por todo o dia.

Serviço de Neurocirurgia se reorganiza e aumenta produção

Neurocirurgia Equipe

O Serviço de Neurocirurgia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) é referência em tratar patologias da coluna vertebral, tumores e doenças vasculares. De janeiro a novembro deste ano foram realizados 160 procedimentos cirúrgicos, ultrapassando os números dos últimos dois anos.
Para o próximo ano a meta é realizar 250 cirurgias, para isso o Serviço de Neurocirurgia está se reestruturando e buscando soluções para corrigir os gargalos que dificultam o crescimento e a qualidade da produção.
Dentre as prioridades estão a melhora nos indicadores, a otimização do atendimento ambulatorial, a liberação de vagas para novos pacientes, o redirecionamento de pacientes que não possuem patologias passíveis de tratamento neurocirúrgico, a redução do número de cirurgias canceladas, a estratificação criteriosa dos pacientes a serem operados e a avaliação de todas as etapas que precedem e sucedem as intervenções cirúrgicas.
Uma série de medidas vem sendo tomadas para o bom funcionamento do Serviço como pregões para os materiais específicos da neurocirurgia, renovação e elaboração dos contratos de manutenção dos equipamentos e planejamento rigoroso dos procedimentos e risco cirúrgico, estas são as principais ações do novo chefe de Serviço de Neurocirurgia, Dr. Carlos Lima, que assumiu em maio. Segundo ele as principais dificuldades estão no número reduzido de leitos, na falta de vagas no CTI e no agendamento de exames pré-operatórios.
Em agosto, foi realizado o reparo do neuronavegador e do sistema de transmissão de imagem do microscópio. Estas ações são estimuladas e apoiadas pela direção do hospital, e isso tem sido fundamental para a execução dos projetos. "O objetivo é voltar à meta anual de 250 procedimentos e potencializar o Serviço de Neurocirurgia, realizando um trabalho de excelência e atraindo os estudantes para a especialidade, através da divulgação dos nossos indicadores", explica o chefe do Serviço de Neurocirurgia e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, da Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Patologia da Coluna Vertebral
A Residência Médica em neurocirurgia é o curso mais longo do Programa de Residência, com duração de cinco anos, sendo o primeiro exclusivamente de neurologia. O HUCFF possui quatro residentes que atuam todos os dias diretamente com os pacientes. Os staffs do Serviço estão em constante atualização, participando de eventos e congressos dentro e fora do país. O Serviço tem apoiado e trabalhado para atrair jovens interessados na especialidade e em projetos que envolvam o serviço de neurocirurgia.
O Serviço possui uma setorização, onde cada profissional se dedica mais a uma determinada patologia, isso confere expertise aos profissionais, mais segurança para o paciente e impacto no resultado final.

HUCFF não para e os pacientes agradecem

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) informa que na próxima sexta-feira (21/11), um dia após o feriado da Consciência Negra, haverá expediente normal para todos os serviços.
O HUCFF se diferencia das demais unidades da UFRJ por prestar serviços de saúde essenciais à vida de milhares de pessoas. Todos os profissionais do hospital servem a área de saúde e, emendar o feriado provoca uma interferência no atendimento, o que acarreta em prejuízos para a saúde da população. A paralisação ocasiona também o aumento das filas, atraso nos exames pré-cirúrgicos e prolongamento do período de internação. Em apenas um dia o HUCFF realiza cerca de 4900 exames laboratoriais, 1200 consultas no ambulatório, 30 cirurgias, 350 exames de sangue e centenas de exames de imagem.
O HUCFF conta com a colaboração de todos para desenvolver a missão de proporcionar saúde de alta complexidade e atendimento de qualidade. Por este motivo, os setores administrativos, secretarias e divisões de apoio devem prestar atendimento até 17h para dar suporte aos serviços médicos, de enfermagem, ambulatórios, centro cirúrgico e laboratórios.

O HUCCF conta com você para fazer a diferença na vida dos pacientes!

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.