Estrutura

Por reunir em um só local ensino, pesquisa científica e assistência à comunidade, no HUCFF convivem diariamente profissionais de diferentes formações e com variadas funções, como: pesquisadores, professores, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, entre outros. A multidisciplinaridade é um característica do hospital, que hoje conta com 2882 profissionais (entre professores, enfermeiros, médicos e administrativos).
Braço assistencial da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Hospital, vinculado ao Ministério da Educação e ao Sistema Único de Saúde (SUS), atende somente a partir do encaminhamento realizado através da Central de Regulação. O agendamento é feito antecipadamente nos postos de saúde. Uma vez encaminhados, os pacientes são submetidos à Central de Triagem e direcionados ao tratamento através do Serviço de Ambulatório (SAM), que funciona de segunda a sexta-feira.
Por dia o hospital recebe cerca de 1300 pacientes para atendimentos ambulatoriais e/ou exames, além das quase 200 internações/diárias mantidas pela unidade. Em média, 25 cirurgias são feitas diariamente no HUCFF.
 
Conheça as instalações do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Hoje, o atendimento dos pacientes, as aulas práticas e as pesquisas são realizadas em uma estrutura que ocupa 110 mil metros quadrados, na Ilha do Fundão.
Capacidade para 500 leitos – atualmente com 280 leitos ativos - e 12 salas de cirurgias
 

 

 
 
 
 
 

 

 

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.