Como Hospital de Ensino, o HUCFF tem por compromisso institucional, ser um centro de excelência em assistência, ensino e pesquisa, desenvolver ações de ensino e pesquisa em consonância com a função social da universidade, articulada à assistência, à saúde de alta complexidade e integradas ao Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo ao seu público atendimento de qualidade e de acordo com os princípios éticos e humanísticos.

Nesse sentido, para a exequibilidade desse compromisso, busca ainda melhorias no campo da gestão, com práticas que contribuam para a manutenção do equilíbrio financeiro institucional.

Como o avanço da tecnologia, crescem também os custos, o que encarece a assistência e torna que a necessidade do financiamento anual de recursos seja crescente. Divergentemente, as fontes de financiamento, como o SUS e outras fontes pagadoras, pressionam as instituições de saúde para que essas se adequem em seus processos de trabalho e gestão, no objetivo de elevar os padrões de eficiência na utilização de recursos, de forma a praticar o uso racional dos recursos financeiros.

Nessa realidade, foi criada pela Portaria N° 8.742 de 6 de setembro de 2018 DG/HUCFF, a Comissão de Padronização e Qualificação de Materiais e Equipamentos Hospitalares (COPEM). Esta comissão é composta por um presidente, vice-presidente, por membros efetivos e colaboradores, todos nomeados em portaria pela Direção Geral.

A COPEM é instância consultiva e deliberativa, com a finalidade de normatizar e implementar, no HUCFF o processo de padronização dos produtos para saúde, de modo a praticar o uso racional dos recursos financeiros, sem ceder nos quesitos da qualidade e segurança em saúde.

Quais os objetivos da COPEM?

1) Deliberar sobre a padronização, relacionar materiais e equipamentos de uso hospitalar no HUCFF;

2) Realizar avaliação permanente de qualidade dos materiais adquiridos para uso contínuo na Instituição;

3) Garantir que os materiais médico-hospitalares adquiridos no HUCFF estejam em conformidade com as normas técnicas vigentes e com a legislação sanitárias, de acordo com os padrões de qualidade e segurança;

4) Encaminhar para apreciação da Direção Geral, as novas solicitações de padronização de Materiais e Equipamentos de uso hospitalar, que apresentem Upgrade Tecnológico, baseado em evidência de Eficácia, Custo-Efetividade e Impacto Orçamentário.

A Comissão tem compromisso com a transparência, portanto as ações realizadas pela COPEM ficarão disponíveis para consulta do Corpo Social do HUCFF através do site do HUCFF. Os instrumentos utilizados pela COPEM estão disponíveis no ProntHU, no link POP’s.

Contamos com a participação da comunidade do HUCFF nas ações da comissão da seguinte forma:

Envio de queixas técnicas e notificações à Gerência de Risco através do MEDTRAK;

Emissão de pareceres técnicos de amostras enviadas aos setores especializados;

Envio de críticas e sugestões através do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

em andamento
Os instrumentos de avaliação da COPEM são documentos que regulamentam a organização dos processos, além de servir de fonte de referência objetiva, clara e acessível à interpretação das orientações dos planos de ação e de gestão da comissão. Deve servir ainda como fonte de comunicação uniforme e eficaz. Disponibilizar aqui links com os instrumentos de avaliação da COPEM vigentes, por exemplo a ficha de avaliação de produto.
  • Protocolos

• Fluxogramas