Assessoria de Planejamento

Sanitarista Roberta Lobo
Sala 5E26 / Ramal 2542

A Assessoria de Planejamento da Direção Geral é responsável pela análise institucional, fornecendo subsídios para a tomada de decisão do gestor. Utiliza como fontes de informação o sistema MedTrak e diferentes bancos de dados da Secretaria Municipal de Saúde e do Ministério da Saúde.

Suas atribuições consistem em:

  • - Elaboração do Documento Descritivo referente ao Contrato com o Gestor Municipal/Elaboração de Proposta de Programação Orçamentária mediante série histórica de produção do HUCFF;
  • - Elaboração de Relatórios sobre o desempenho da instituição em relação às metas pactuadas no Contrato de Gestão com a SMS - RJ.- Monitoramento de Indicadores de produção e qualidade;
  • - Monitoramento de Indicadores de produção e qualidade;
  • - Acompanhamento dos repasses do SUS e do Fundo Nacional de Saúde;
  • - Estruturação de fluxos de coletas de informações institucionais;
  • - Elaboração de planos estratégicos e operacionais juntamente com demais setores;
  • - Confecção de relatórios e outros documentos de interesse institucional.

Atualmente, uma das principais frentes de trabalho da Assessoria é referente ao acompanhamento das metas constantes no Contrato de Gestão junto ao Gestor Municipal e elaboração de matriz de indicadores que possam apoiar tecnicamente a Gestão, assim como subsidiar o compartilhamento de informações entre os setores do hospital.

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.