Carta de Serviços ao Cidadão

CARTA DE SERVIÇOS AO CIDADÃO

A Carta de Serviços ao Cidadão foi instituída através do Decreto Lei nº 6932 de 11 de agosto de 2011, que dispõe sobre a simplificação do atendimento público prestado ao cidadão e ratifica a dispensa do reconhecimento de firma em documentos produzidos no Brasil.

A referida Carta de Serviços ao Cidadão é um documento elaborado com o objetivo de informar aos cidadãos quais os serviços prestados, como acessar e obter esses serviços e quais os compromissos com o atendimento e os padrões de atendimento estabelecidos.

A prática implica, para a organização, um processo de transformação sustentada em princípios fundamentais – participação e comprometimento, informação e transparência, aprendizagem e participação do cidadão. Esses princípios tem como premissas o foco no cidadão e o fortalecimento do controle social.

O HUCFF, por meio desta Carta de Serviços ao Cidadão, vem ratificar o seu compromisso histórico de prestação adequada e eficiente de serviços públicos prestados à sociedade brasileira, buscando o seu contínuo aperfeiçoamento. Pretende-se com essa Carta definir as prioridades e expressar o compromisso da instituição com a prestação de serviço de qualidade ao cidadão, de acordo com as exigências do Decreto nº 6.932/2009, que dispõe sobre a simplificação do atendimento ao público.

Seu primordial propósito é facilitar o acesso aos serviços do HUCFF/UFRJ, com foco na necessidade do conjunto de seus cidadãos/usuários. Neste documento, os usuários diretos dos serviços e produtos, os gestores de saúde e as instituições de saúde, de assistência, de ciência e tecnologia e de ensino, assim como os alunos e profissionais da UFRJ, terão disponíveis informações relevantes para facilitar o acesso aos serviços de nossa instituição. Este instrumento tem o intuito de responder à complexidade e à dinâmica institucional, assumindo compromissos com a população e instituições, orientando-os de forma adequada, promovendo a visibilidade, clareza, transparência das ações dessa instituição, maior aproximação com a sociedade, qualidade dos serviços e produtos ofertados a população, bem como, a oferta de um atendimento ético e resolutivo.

Para o sucesso e continuidade desse instrumento, a participação do usuário/cidadão é fundamental, na contribuição, envolvimento e controle, com efetiva participação nos canais de comunicação com o cidadão, constituídos formalmente para viabilizar o acesso e facilitar o recebimento de suas manifestações – críticas, elogios ou sugestões.

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Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.