Contato

Perguntas Frequentes

Onde está localizado o HUCFF?

Rua Rodolpho Paulo Rocco, 255 - Cidade Universitária - Ilha do Fundão - Rio de Janeiro – RJ. CEP:21941-913

O HUCFF possui atendimento de emergência?

Não temos emergência aberta. Desde 1992, a emergência do HUCFF está restrita ao atendimento de pacientes em tratamento no hospital, passando a se denominar Serviço de Intercorrências Clínico-Cirúrgicas (SICC). No momento este serviço também encontra-se indisponível por falta de recursos humanos (médicos). Recomendamos que os pacientes do HU, quando necessário, procurem uma UPA mais próxima de sua casa.

Quais as especialidades que atuam no Ambulatório?

Anestesiologia – Angiologia – Cardiologia – Cirurgia Cardíaca – Cirurgia Dermatológica – Cirurgia Geral – Cirurgia Plástica – Cirurgia Torácica – Cirurgia Vascular – Clínica Médica – Clínica da Dor e Cuidados Paliativos, Dermatologia, Endocrinologia, Fisiatria, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia, Hematologia, Imunologia, Infectologia, Nefrologia, Neurocirurgia, Neurologia, Nutrologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pequena Cirurgia, Pneumologia, Proctologia, Psicologia Médica, Reumatologia, Saúde Comunitária, Toxicologia Clínica e Urologia. Além disso, são oferecidas consultas de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia,  Psicologia e  Serviço Social

Como posso ser atendido no HUCFF?

Para ser atendido no Hospital é preciso, antes de tudo, procurar uma Unidade de Saúde próxima de sua residência.  A Unidade de Saúde  agendará vaga de primeira vez, através da Central de Regulação do Rio de Janeiro, com base nos critérios determinados por cada especialidade.  Não é possível, portanto, chegar e ser atendido no HUCFF sem antes ser agendado por uma Unidade de Saúde.

O que é o Cartão Nacional de Saúde?

É um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito  do Sistema Único de Saúde (SUS) ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados. Para tanto, é necessária a construção de cadastros de usuários, de profissionais de saúde e de unidades de saúde. A partir desses cadastros, os usuários do SUS e os profissionais de saúde recebem um número nacional de identificação. (Portal da Saúde)

Como obter o meu Cartão Nacional de Saúde?

Seção de registro dos pacientes, 1º andar ao lado da seção de marcação.

Quem faz o primeiro atendimento?

A sua porta de entrada no HUCFF será  o Ambulatório.

Como e onde posso abrir meu prontuário?

Localização do Setor de Abertura de Prontuários: 1º andar do HUCFF (Entrada pela Triagem), junto à Central de Marcação de Exames.

Documentos Necessários Para Abertura de Prontuário: Boletim da Triagem; Formulário preenchido pelo médico do HUCFF solicitando abertura de prontuário; Carteira de Identidade; CPF; Comprovante de Residência.

Como faço para realizar exames no HUCFF?

Através da Central de Marcação de Consulta e Exames.

Funciona no primeiro andar do HUCFF, das 8:00 às 17:00 horas. A entrada é pela Portaria da Triagem.

As atividades desenvolvidas pela Central são: marcação dos pedidos de parecer interno, exames e procedimentos, provenientes dos diversos ambulatórios médicos, para pacientes matriculados e em acompanhamento ativo no HUCFF. 

Como conseguir uma declaração de internação?

Através do SAA (Serviço de Admissão e Alta), localizado no 1º andar.

Perdi a data de minha última consulta. Como faço para remarcar?

Retorne ao médico do serviço que você é acompanhado no dia e horário de atendimento regular, para remarcar diretamente .

Não moro no estado do Rio. Posso ser atendido no HUCFF?

Sim. Caso a secretaria de saúde do estado da onde o paciente advém faça contato com a secretaria de saúde do Rio de Janeiro e faça a solicitação de atendimento.

Qual o horário das visitas?

Unidade de internação: Diariamente das 14 às 17h, 02 pessoas por vez

Centro de Terapia Intensiva do 7°andar: Diariamente de 13 às 16h, 1 pessoa por vez

Centro de Terapia Intensiva 13°andar: Diariamente de 14 às 16h, 1 pessoa por vez

Posso obter informações por telefone?

Não. Para obter qualquer tipo de informação, seja de serviços oferecidos ou sobre pacientes internados, é necessário se dirigir ao hospital.

Onde reclamar ou fazer sugestões dos serviços oferecidos pelo HUCFF?

Procure a Ouvidoria, que está localizada no primeiro andar do HUCFF, na sala 1D-35.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8:00 às 17:00.

A Ouvidoria pode ser contactada pelos telefones 3938-6005,  3938-2365,  através do fax 3938-2299 ou através do e-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ou na  Comissão de Direitos dos Pacientes localizado no 1º andar. Contatos pelo telefone: 3938-2188  -  E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Como se dá a assistência religiosa aos pacientes internados?

Além dos serviços religiosos regulares oferecidos no HUCFF, o paciente ou seu responsável poderá solicitar assistência religiosa individual ao assistente social ou ao enfermeiro líder da equipe.

Como faço para ser voluntário no HUCFF?

Preencha a ficha de voluntário na Comissão de Direitos do Paciente e aguarde contato para entrevista.

Como funciona a residência médica e multiprofissional?

A residência é uma modalidade de ensino de pós graduação, sob curso de especialização. Ambas residências lançam editais anualmente, onde os profissionais de saúde prestam o concurso público e permanecem no hospital por no mínimo 2 anos. 

Quais são os profissionais de saúde da equipe de residência multiprofissional?

Enfermeiros, Psicólogos, Assistentes Sociais, Biólogos, Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, Nutricionistas, Fisioterapeutas e Farmacêuticos.

Tem previsão de concurso público para servidores?

Não. Aberto o edital divulgaremos no site do HUCFF e nos canais públicos de divulgação. 

Para ser atendido no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) é necessário encaminhamento do seu médico.

ENDEREÇO

Rua Rodolpho Paulo Rocco, 255
Cidade Universitária
Ilha do Fundão
Rio de Janeiro - RJ
CEP:21941-913
Tel: (21) 2562-2789

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.