Serviço de Imunologia

O Serviço de Imunologia atende a pessoas procedentes de qualquer lugar do país, desde de que apresentem doenças respiratórias e /ou na pele de origem alérgica. Dentre as respiratórias, destaca-se a asma, também conhecida como bronquite asmática, que se manifesta por falta de ar, chiado no peito e tosse. Nas cutâneas observa-se, principalmente, urticária e coceira. Para que os pacientes sejam consultados e tratados pelo Serviço de Imunologia é necessário um encaminhamento de outros centros médicos públicos ou particulares.

Asma (Bronquite Asmática)
Falta de ar, chiado no peito e tosse ao entrar em contato com poeira, mudança de tempo, cheiros fortes, fumaças em geral.

Urticária Crônica (Intoxicação, Empolação)
Manchas vermelhas na pele, elevadas, que coçam na maioria das vezes. Podem ser desencadeadas pelo uso de remédios, ingestão de alimentos, infecções, frio calor, sol.

Ambulatório- terça-feira, de 8h às 12h, nas salas 246 e 250. 

Quarta-feira: de 13h às 17h, na sala 240.

Dermatite Atópica (Eczema de Atópico)
Irritação (inflamação) na pele de origem alérgica. Na criança acomete o rosto e tronco no adulto as dobras dos braços e pernas

Dermatite de Contato (Eczema de Contato)
Irritação (inflamação) que ocorre no local do contato entre a pele e algumas substâncias como esmalte, cosméticos, perfumes, cimento, tinta, verniz, pomadas, cremes

Reação adversa à drogas
Reação (sintoma) indesejada ao usar um remédio, como por exemplo: empolação, inchaço, falta de ar, coceira nos olhos.

Estrófulo
Reação exagerada no local da picada de insetos.

Angioedema Hereditário
Inchaço de lábios, mãos, pálpebras e orelhas com história familiar.

Imunodeficiências Primárias
Infecções de Repetição.

 

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.