O que é Doença do Enxerto Contra Hospedeiro ( DECH )?

No caso do transplante alogênico, existe a possibilidade de as células do doador (o enxerto) reagirem contra o organismo do paciente (o hospedeiro), mesmo que o doador seja um irmão ou irmã. Esta reação é conhecida como doença enxerto-contra-hospedeiro, que pode se manifestar de forma aguda ou crônica. A forma aguda costuma acorrer nos primeiros sessenta dias e pode comprometer a pele, fígado ou trato gastrointestinal. A forma crônica pode surgir até um ano após o transplante e comprometer vários órgãos, como olhos ou pulmão.

Mesmo quando ocorre DECH, isso não deve ser interpretado como problema, podendo até ser um dado positivo, porque algumas das células envolvidas na reação podem também atacar células cancerosas que tenham resistido ao tratamento, nesse caso o paciente continua em acompanhamento no ambulatório de transplante (Day Clinic).

Melhorando:

Os efeitos colaterais são mais fortes enquanto a medula recebida não estiver funcionando. Isso vai ocorrer entre a segunda e a quarta semana depois do transplante. Depois, aos poucos, o paciente vai se sentir melhor. O apetite volta e o cansaço diminui, embora você ainda vá se cansar com facilidade por algum tempo. É importante caminhar pelo quarto ou pelo corredor da Unidade. Quando seu sangue apresentar taxas adequadas (ainda não serão normais), você poderá ir para casa, mas tendo alguém para lhe fazer companhia e ajudá-lo. Se tiver dúvida ou notar algo de anormal, deve entrar em contato com o médico imediatamente.