Coordenação de Controle de Infecção Hospitalar - CCIH -

LOGOEm 1982 o professor Walber Vieira do Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP) iniciou as atividades de Consultoria de Antibióticos. No ano seguinte os professores Denise Marangoni (DIP) e Guilherme Pinto Bravo (Departamento de Cirurgia) juntaram-se a este, iniciando também as atividades de prevenção de infecções. Em 1987 a enfermeira Laurinete Issa foi localizada na CCIH - HUCFF completando o quadro perfil multiprofissional característico desta atividade.No ano de 1998 a portaria interna Nº 05 de 28/01/1998 transformou a comissão em coordenação, órgão de assessoria da direção geral do HUCFF.As atividades da CCIH – HUCFF sempre estiveram pautadas em vigilância, controle, ensino pesquisa e educação da comunidade hospitalar, extrapolando suas ações do nível local para regional e estadual. Além disso, a CCIH - HUCFF foi responsável pela formação de diversos profissionais da área de infecção hospitalar consolidando-se como um importante Centro de treinamento.A cada dois anos ocorre o rodízio entre os membros executores para assumir a coordenação do serviço.A CCIH – HUCFF é composta por membros consultores (representantes da farmácia, bacteriologia) e membros executores constituídos de médicos e enfermeiros, segundo as determinações da portaria nº 2616/GM de 12 de maio de 1998 do Ministério da Saúde e às funções inerentes a um hospital de ensino.Os membros executores e consultores da CCIH – HUCFF se reúnem com agenda pré-definida para avaliação das ações e do programa de atividades.A CCIH - HUCFF realiza atividade de vigilância epidemiológica de infecções hospitalares, vigilância microbiológica, investigação e controle de surto, monitoramento e controle do uso de antimicrobianos, implementação das medidas de precaução, de recomendações para áreas afins com Central de Material, higiene ambiental, gerenciamento de resíduos, Nutrição, Arquitetura, Engenharia, Controle de qualidade da água e realiza atividades de educação permanente para os profissionais da instituição.

Colaborar na prestação da atenção à saúde global do paciente, mediante a execução de atividades de prevenção, diagnóstico, tratamento e controle das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), integrando-se funcionalmente os outros Serviços do HUCFF. Possui também como missão participar do aperfeiçoamento de profissionais na área de saúde em geral e participar do ensino de graduação (Acadêmicos, Monitores e Estagiários) da Residência Médica e Residência Multiprofissional, através de atividades teóricas e de estágios regulamentares.

  • COPEM
  • NSP
  • Gabinete de crise COVID-19

em andamento
  

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 244 leitos, com potencial para até 350 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.