Clínica de Dor e Cuidados Paliativos

Missão
A Clínica de Dor e Cuidados Paliativos, nos moldes do HUCFF, visa à pesquisa, o ensino e a assistência à saúde de alta complexidade, integrada ao Sistema Único de Saúde (SUS), objetivando ser um centro de referência no tratamento da dor crônica no estado do Rio de Janeiro.
 
Profissionais
Participam da Clínica de forma efetiva uma equipe interdisciplinar, composta por: Clínicos, Anestesiologistas, Acupunturista, Ortopedista, Fisioterapeutas, Enfermeira e Psicóloga.
 
Terapias
Consultas, acupuntura, técnicas fisioterapêuticas, escola de coluna, técnica de relaxamento, psicoterapia breve (individual e grupo), bloqueios analgésico.
 
Cursos
Vinculados a Pró-reitoria de Extensão da UFRJ
Curso de Extensão em Tratamento da Dor
Curso de Extensão em Cuidados Paliativos
 
1º atendimento para referência externa do HUCFF
As vagas são para pacientes de dor crônica não-oncológica, exceto cefaléias. Os pacientes deverão ser encaminhados com guia de referência SUS, sumário clínico, conduta diagnóstica e terapêutica realizadas até então (mínimo de 03 consultas prévias) e cópias dos exames para avaliação quanto à inserção nesta Clínica de Dor. O acompanhamento, quando indicado, será em paralelo com a unidade de origem. Portanto, o paciente manterá o tratamento de sua doença de base na unidade de saúde que o referendou, para a qual o paciente será redirecionado ao término do planejamento terapêutico.

Contato
Tel: 3938-2713 / 3938-2613
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Funcionamento – 2ª , 4ª e 6ª - 8h às 17h

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.