Cirurgia Vascular

A Cirurgia Vascular é uma especialidade médico-cirúrgica que tem como objetivo tratar as patologias que atingem o sistema arterial, venoso e linfático.
No Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, o Serviço de Cirurgia Vascular é parte integrante da Divisão Médica, sendo composto por professores vinculados ao Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFRJ e também por médicos, residentes e secretária.
Conta atualmente com seu corpo clínico composto de: 01 Professor Titular, 01 Professor Adjunto, 01 Professor Assistente, 05 médicos staffs e 04 médicos residentes.
O Serviço de Cirurgia Vascular do HUCFF realiza tratamento das doenças arteriais, venosas e linfáticas tanto através de cirurgias clássicas como de cirurgias minimamente invasivas (endovasculares). Como área de atuação da especialidade cirúrgica, realiza exames angioradiográficos e procedimentos cirúrgicos endovasculares no Serviço de Radiodiagnóstico – Hemodinâmica, localizado no sub-solo do HUCFF.
Em conjunto com os Serviços de Nefrologia e Urologia, atua no Programa de Transplante Renal, com a realização de cirurgias de transplantes inter-vivos e de doador cadáver.
A Cirurgia Vascular é responsável também pelas cirurgias para confecção dos acessos vasculares para hemodiálise (fístulas artério-venosas) de pacientes da Nefrologia e pelas cirurgias para colocação de cateter para quimioterapia de pacientes da Hematologia e Oncologia.
A Secretaria do Serviço de Cirurgia Vascular está localizada no 10º andar, setor de ensino, sala 10 E 14 e atende no telefone 3938-2701.

Atendimento realizado no HUCFF
O Serviço de Cirurgia Vascular realiza consultas nos ambulatórios localizados no 1º andar do HUCFF, no turno da manhã, ás segundas-feiras (salas 110/112) e ás terças e quintas-feiras (salas 123/125). As enfermarias localizam-se no 8º andar, sendo a enfermaria 8 C 23, composta de 03 leitos, destinadas a pacientes do sexo masculino e as enfermarias 8 C 02 e 08 C 04, compostas por 03 leitos, destinadas a pacientes do sexo feminino.
Os médicos e residentes do serviço, atuam na avaliação de pacientes internados em outras clínicas do HUCFF com intercorrências ou complicações vasculares (pareceres de pacientes internados).

Como ser atendido
Para que o paciente possa ser atendido no ambulatório de Cirurgia Vascular é necessário ser matriculado no HUCFF (possuir prontuário). Se o paciente estiver em tratamento ativo em outra especialidade, o médico que o acompanha deverá encaminhá-lo ao Serviço de Cirurgia Vascular.
No caso do atendimento de 1ª vez, os pacientes devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência para avaliação e se estiverem dentro dos critérios de absorção do Hospital, serem marcados através do SISREG III (Sistema de Regularização do RJ) ou pelo CAPS, isto, se houver vagas disponíveis para atendimento no ambulatório de Cirurgia Vascular.

Sessões Clínicas
As sessões clínicas e científicas do Serviço de Cirurgia Vascular são realizadas às sextas-feiras, na sala de reuniões, localizada da secretaria do serviço, no 10º andar, sala 10 E 14. Na sessão clínica são discutidos os casos de pacientes pré e pós-operatório, com avaliação clínica, análise dos estudos de imagem, indicação cirúrgica, melhor opção terapêutica, risco-benefício, discussão de complicações e resultados.

Na sessão científica são apresentados e discutidos artigos da literatura em Cirurgia Vascular e também ministradas aulas expositivas de temas relevantes em Cirurgia Vascular.

Residência Médica
O Programa de Residência Médica em Cirurgia Vascular tem duração de 02 (dois) anos ininterruptos, admitindo 02 (dois) residentes por ano, promovendo também mais 01 ano de residência em angioradiologia e cirurgia endovascular com orientação teórico-prática em Cirurgia Vascular (pós-graduação (Latu Sensu) regulamentado pela Coordenação de Atividades de Ensino (CAE). Orientação teórico-prática para a Residência Médica em Cirurgia Geral, sob a forma de estágio rotatório, como parte integrante de sua formação.
O Serviço de Cirurgia Vascular admite na forma de estágio rotatório, 01 (hum) Médico Residente em Cirurgia Geral, sendo este estágio parte integrante do Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral.

Outros Serviços (Atividades de Ensino)

As atividades de ensino ministradas pelo Serviço de Cirurgia Vascular são:

  • Ministrar a Disciplina de Cirurgia Vascular no Curso Curricular de Graduação em Medicina (8º período), integrado ao Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFRJ.
  • Ministrar a Disciplina de Cirurgia Vascular (prática) do Curso Curricular de Graduação em Medicina (internato rotatório), integrado ao Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFRJ.
  • Orientação dos alunos de pós-graduação: Stricto Sensu, Mestrado e Doutorado em Cirurgia Vascular, integrados à Coordenação de Pós-Graduação do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFRJ.

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.