Cirurgia do Fígado, da Hipertensão Porta e do Baço

Atende a doenças tais como os cistos e abscessos do fígado, os tumores benignos: adenomas, hemangiomas e os tumores malignos como o hepatocarcinoma, cistoadenocarcinoma, colangiocarcinoma e as metástases hepáticas de outros tumores. Também atende os pacientes portadores de hipertensão porta decorrentes de qualquer etiologia, por exemplo: alcoólica, por vírus da hepatite, esquistossomose, doenças congênita.

Responsável:Professor Joaquim Ribeiro - Professor Asssociado FM-UFRJ - chefe do Serviço de Cirurgia Geral.

- Professor Alexandre Cerqueira – Professor Assistente FM-UFRJ,  Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

- Drª Gabriela Vizzoni – Especialista em Cirurgia Geral pela CNRM /CFM e mebro titular pelo CBC. 

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 244 leitos, com potencial para até 350 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.