Cirurgia Geral

Cirurgia geralDesde a inauguração do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho – UFRJ, o Serviço de Cirurgia Geral tem mantido seus objetivos: realizar uma Medicina assistencial de alto nível, associada à melhor formação de cirurgiões.
Atualmente chefiado pelo Prof. Antônio Augusto Peixoto. Está ligado à Faculdade de Medicina através do Curso de Graduação e recebe seus alunos para que no Serviço aprendam os fundamentos práticos da Clínica Cirúrgica em atividades diárias em suas enfermarias sob supervisão de professores e médicos do Serviço.
Mantém estreita relação com a Pós-Graduação, sensu strictu, recebendo os alunos do curso de Mestrado e Doutorado para aqui desenvolverem seus trabalhos científicos em linhas de pesquisa de interesse do Serviço. Em relação à Pós-graduação lato sensu, é credenciado junto à Comissão Nacional de Residência Médica para receber 6 (seis) residentes por ano para a Residência em Cirurgia Geral, programa com duração de dois anos, e recentemente foi o único Hospital no Rio de Janeiro a ser credenciado para o Programa Avançado da Residência de Cirurgia Geral, recebendo 4 (quatro) residentes do primeiro ano, programa este também com duração de dois anos. Em 2013, o Serviço receberá três residentes para o Programa Avançado.
O Serviço está direcionado para quatro grandes áreas cirúrgicas: Esôfago e Estômago, Pâncreas e Vias biliares, Fígado, Baço e Hipertensão Porta e Cirurgia Endócrina.
Também desenvolve Programas de Transplantes: Fígado e Pâncreas e
Programa de Cirurgia Bariátrica.
Em todas as áreas são realizados procedimentos por vídeocirurgia.
Possui no total 20 leitos, sendo 10 leitos masculinos e 10 leitos femininos.
Em 2011, o Serviço realizou 765 cirurgias eletivas e 146 cirurgias de emergência. Foram realizados 10 transplantes de fígado.
Atendimentos ambulatoriais: 200 atendimentos/semana em média, incluídas pequenas cirurgias.

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.