Cardiologia

Cardiologia é uma especialidade da Clínica Médica, que estuda alterações do coração e vasos sanguíneos. As anormalidades estudadas compreendem doenças do músculo cardíaco, das válvulas e do sistema elétrico de condução. Além, as doenças dos vasos que nutrem o coração que podem ser ocasionadas por várias patologias, sendo a principal a doença ateroesclerótica. Nos últimos anos, dentre todas as especialidades clínicas, é a que teve um dos maiores avanços em diagnóstico e tratamento.

Atendimento realizado no HUCFF
- Clínico Ambulatorial
- Sala de Eletrocardiograma
- Internação em enfermarias próprias
- Internação durante fase aguda do infarto em Unidade Coronariana
- Laboratório de Hemodinâmica (Cateterismo e Angioplastia)
- Laboratório de Eletrofisiologia (Estudo e tratamento de arritmias cardíacas)
- Serviço de Métodos Especiais: Ecocardiograma / Ecocardiograma Transesofágico/ Teste de Esforço/ Teste Tilt

O que é preciso para ser atendido?
Ser matriculado no HUCFF e ser encaminhado via parecer, ou através de internação de urgência ou ainda Via SISREG.

Sessões Clínicas
- Sessão de Pós-Infarto do miocárdio – 2ª feira – 8h às 9 h
- Sessão de Arritmia não-invasiva e invasiva – 8h às 9h30
- Sessão Clínica Geral do Serviço – 11h às 12h30
- Sessão de Ecocardiografia – 8h às 9h
- Sessão de Eletrocardiograma – 8h às 9h

Residência
- 05 residentes de 1º ano
- 03 residentes de 2º ano
- 01 Residente de 3º ano – Ecocardiograma
- 01 Residente de 3º ano – Arritmia

Outros serviços
Pesquisa em diversas áreas, tais como Insuficiência Cardíaca e Doença de Chagas.

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.