Serviço de Nutrição e Dietética

O Serviço de Nutrição e Dietética (SND) é um serviço de apoio à unidade hospitalar, subordinado à Divisão de Apoio Assistencial do HUCFF, tendo como missão o pleno desenvolvimento do processo de assistência nutricional. O SND do HUCFF está presente desde a inauguração deste hospital.

Presente desde a inauguração deste hospital, possui uma área abrangente de atuação e está dividido em 3 seções: Nutrição Clínica, Planejamento e Produção e Ensino, Pesquisa e Estatística. O Serviço conta atualmente com 31 nutricionistas, sendo 7 extraquadros, distribuídos nas diferentes seções, dentre doutores, mestres e especialistas.

Chefia do Serviço de Nutrição e Dietética
Marcia Maforte Braga - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Seção de Nutrição Clínica
Nara Limeira Horst - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Seção de Planejamento e Produção
Roseli Barbosa da Costa - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Seção de Ensino, Pesquisa e Estatística
Tatiana Pereira de Paula - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Contato
Serviço de Nutrição e Dietética (SND)
Sala 5A 37
Telefoneel: 3938- 2525

Seção de Nutrição Clínica


A Nutrição clínica é uma área específica da nutrição, cuja finalidade é tratar diversas doenças que atingem o ser humano, por meio de uma alimentação específica, individualizada, balanceada e saudável. No HUCFF, o nutricionista da área Clínica atua nas diferentes especialidades presentes no Hospital (Doenças infecto parasitárias, Psiquiatria, Nefrologia / hemodiálise, Gastroenterologia, Terapia Intensiva, Cardiologia, Endocrinologia, Cirurgia Vascular e Cirurgia Plástica, Hematologia, Oncologia, Clinica Médica Geral, Geriatria,Neurologia,Proctologia, Cirurgia Geral, Geriatria, Ginecologia e Transplantes).

São atribuições do Nutricionista da Seção Clínica :

    • Visita diária aos pacientes internados;
    • Realização de avaliação nutricional dos pacientes;
    • Registro em prontuário do paciente/cliente da evolução e conduta nutricionais;
    • Estabelecimento de condutas nutricionais adequadas baseadas na doença, nos dados clínicos, bioquímicos, antropométricos e história alimentar do paciente;
    • Elaboração/ execução de protocolos técnicos do Serviço de Nutrição;
    • Orientação e supervisão da distribuição e administração das dietas;
    • Orientações de alta e/ou encaminhamentos para continuidade do tratamento em nível ambulatorial;
    • Promoção de ações e interações com os outros profissionais da área de saúde, buscando a qualidade de atendimento ao paciente.

Além disso, o nutricionista atua como preceptor, supervisionando a atuação de estagiários, residentes e aperfeiçoandos. O nutricionista de Nutrição Clínica também integra a Comissão de Avaliação e Terapia Nutricional Enteral e Parenteral.

Seção de Planejamento e Produção


A seção é responsável pela previsão, planejamento e solicitação de gêneros alimentícios ou não necessários à elaboração do cardápio para a produção de refeições destinadas a pacientes, acompanhantes e outros usuários autorizados pela direção. Atualmente , o serviço de produção de refeições é terceirizado ( Empresa Mendes dos Santos).

São atribuições do Nutricionista da Seção de Planejamento e Produção:

    • Elaboração de cardápios;
    • Fiscalização da empresa fornecedora de alimentação e das etapas de preparo das dietas;
    • Participação e modificações nas licitações e pregões de materiais pertinentes ao SND;
    • Acompanhamento e controle de empenho anuais por licitações e despensa de licitação;
    • Elaboração de estatísticas das refeições servidas dentro do SND;
    • Treinamento periódico de copeiros;
    • Escala de serviço de pessoal subordinado à área.

Seção de Ensino, Pesquisa e Estatística


Esta seção tem por objetivo contribuir na formação e capacitação de alunos e profissionais nutricionistas, para que estes estejam aptos a realizar avaliação, acompanhamento e
monitoramento nutricional dos indivíduos. O Setor também é responsável pela elaboração de informes técnicos científicos e promoção de eventos científicos para atualização profissional. A Seção possui interrelação com os nutricionistas das demais Seções do SND que atuam na preceptoria de estagiários, residentes e aperfeiçoandos.

O Serviço de Nutrição possui integração com o Instituto de Nutrição Josué de Castro-UFRJ, e recebe alunos e estagiários do Instituto tanto no setor de Nurição Clínica quanto no Setor de Planejamento e Produção. Em 2018 foram recebidos 68 estagiários. É também parte do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do HUCFF. As atividades exercidas pelos residentes nutricionistas durante o treinamento em serviço são supervisionadas pelos nutricionistas preceptores, lotados no Serviço de Nutrição e Dietética. Atualmente SND possui 7 residentes ( 3 R1s e 4 R2s). Além disso, o Serviço oferece treinamento profissional não remunerado para nutricionistas subordinado à CAE (Coordenação de Atividades Educacionais ) e ao DRH. No ano de 2018, 6 profissionais realizaram treinamento no hospital, com carga horária média de 450 horas.

A Seção também é responsável pelo atendimento de pacientes externos e pacientes de alta hospitalar que necessitem de acompanhamento (atendimento ambulatorial e PADI – Programa de Atenção Domiciliar Interdisciplinar). Atualmente, o antendimento ambulatorial está concentrado nas seguintes areas: Hepatologia( Pré e Pós transplante), Diabetes , SIDA, oncologia e ambulatório geral. Em 2018 foram realizados cerca de 2500 atendimentos ambulatoriais.

A Seção emprega processos científicos através da educação e/ou intervenção nutricional, buscando a promoção da saúde individual ou do coletivo, tais como ações na portaria principal ou no hall da triagem referentes ao Dia do Nutricionista e Dia Mundial do Rim. O Serviço realiza periodicamente atividades de educação continuada junto a pacientes do Setor de Hemodiálise.

Desde 2015, o serviço tem organizado de forma sistemática a Jornada de Nutrição Clínica do HUCFF com palestrantes profissionais da área de Nutrição que tiveram ou têm algum vínculo com a UFRJ entre eles, professores do Instituto de Nutrição, nutricionistas do Serviço de Nutrição e Dietética, residentes e ex-residentes de Nutrição.

Atualmente os projetos e pesquisas em andamento são:

    • Elaboração de Instrumento para avaliação de aceitação alimentar
    • Aplicação de Instrumento para triagem Nutricional
    • Projeto de Educação Continuada de Pacientes Renais Crônicos em Hemodiálise

Assistência

Atende 42 especialidades médicas e 23 programas em alta complexidade. Possui um Programa de Transplante credenciado no Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, para transplantar rim, fígado, córnea e medula óssea. Tem capacidade instalada atual de 250 leitos, com potencial para até 450 leitos ativos, na dependência do resgate de áreas não utilizadas e investimento em recursos humanos. Realiza por mês cerca de 20 mil consultas ambulatoriais, 450 cirurgias, e 700 internações.

Ensino

Recebe estudantes de graduação das diversas unidades acadêmicas da UFRJ. Por ano, oferece 200 novas vagas para o Programa de Residência Médica e 31 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde. Campo de treinamento e formação de 1.795 alunos de graduação e pós-graduação, além de 333 residentes. A Residência Médica do HUCFF é uma das mais procuradas do país. O concurso para 2012 teve 2.230 candidatos inscritos para 206 vagas. Entre os cursos mais procurados estão o de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Pesquisa

O HUCFF abriga importantes laboratórios onde são desenvolvidas produções científicas e publicação de artigos. As recentes conquistas no setor de pesquisa são uma prova de que o hospital tem levado a sério o compromisso de garantir mais qualidade de vida a seus pacientes. É conhecido como um dos principais pólos de produção e disseminação de conhecimento saúde no estado e no país, além de conquistar crescente projeção internacional.